Katy Perry, um dos maiores nomes da música pop mundial, está prestes a adicionar um novo feito à sua carreira: viajar ao espaço. A cantora integra a primeira tripulação totalmente feminina da empresa Blue Origin, que deve decolar nesta segunda-feira (14), a partir das 10h30 (horário de Brasília), do deserto do Texas, nos Estados Unidos. O lançamento, que terá duração aproximada de 11 minutos, poderá ser acompanhado ao vivo — assista por aqui.
Noticias relacionadas
Além de Katy, integram a equipe a jornalista Gayle King, a cientista e ex-funcionária da Nasa Aisha Bowe, a ativista Amanda Nguyen, a cineasta Kerianne Flynn e Lauren Sánchez, noiva do fundador da Amazon e da própria Blue Origin, Jeff Bezos. Todas embarcarão na cápsula do foguete New Shepard, que já realizou 10 voos tripulados anteriores e é projetado para proporcionar uma breve experiência de gravidade zero.
O voo não exige pilotos — a nave é totalmente autônoma — e será acompanhado por janelas panorâmicas para que as passageiras possam contemplar a Terra do espaço, a mais de 100 quilômetros de altitude.
Motivações das astronautas
Cada integrante da missão carrega consigo motivações pessoais para cruzar a fronteira do espaço. A cineasta Kerianne Flynn quer quebrar o estigma de que “mães não vão ao espaço”. Amanda Nguyen, ativista pelos direitos civis, embarca para homenagear sua mãe, refugiada vietnamita que se guiava pelas estrelas no mar.
Já Katy Perry dedicou sua viagem à filha Daisy, de quatro anos. “Quero mostrar para ela que qualquer pessoa pode alcançar seus sonhos — independentemente da origem, etnia, situação econômica ou nível de educação”, disse à revista Elle. “Ela já é uma grande sonhadora.”
A cantora também revelou nas redes sociais seu codinome na missão: “Feather” (“pena”, em português), e compartilhou fotos com o traje espacial. A bordo do foguete, ela também prometeu soltar a voz e, quem sabe, se tornar a primeira popstar a cantar no espaço.
A missão marca a retomada dos voos tripulados pela Blue Origin e reescreve a história da presença feminina no espaço, sendo o primeiro voo composto apenas por mulheres desde a jornada solo da cosmonauta soviética Valentina Tereshkova, há mais de 60 anos.