A cantora Karinah, um dos principais nomes femininos do samba e do pagode, iniciou a semana no palco do Encontro, da TV Globo. Para fechá-la com chave de ouro, apresentou os seus sucessos e clássicos da música nacional na 9° Feijoada do Bem. O evento aconteceu neste sábado (29), no Joinville Square Garden, em Joinville, Santa Catarina.
Noticias relacionadas
Acompanhada de sua banda, a estrela apresentou um repertório engajado e animado. “Medo de Amar” – single do álbum “Completo” que fez parte da trilha sonora da novela “Salve-se Quem Puder”, da TV Globo – foi a primeira do setlist, abrindo caminho para “Eu Mereço Ser Feliz”, do Mumuzinho; “Tá Escrito”, do Grupo Revelação; e “Sinais de Fogo”, de Preta Gil.
Mostrando toda a sua versatilidade, Karinah também cantou “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil; “Gostava Tanto de Você”, do saudoso Tim Maia; “Cria da Ivete”, de Ivete Sangalo e “Desenho de Deus”, de Armandinho. O sucesso “Insegurança Zero” e a canção “Aglomerou”, lead single do álbum homônimo lançado em maio, claro, marcaram presença.
O propósito da Feijoada do Bem é possibilitar, de forma séria e transparente, a aquisição e doação das necessidades previamente mapeadas de seis entidades da região, levando assistência de modo seguro e eficiente. E claro, unir pessoas para aproveitar uma deliciosa feijoada e passar um dia muito agradável e divertido ao som de samba e pagode. Além de Karinah, o evento contou com apresentações de Samba Vibe, Salgadinho e DJs renomados como Nizo Gomide e Puff.
Lançamento no palco do Encontro
Dando sequência à divulgação do álbum, de tom festivo, “Aglomerou”, Karinah aproveitou a sua participação no programa Encontro, da TV Globo, para lançar o registro visual da faixa “Recomeçar”, que tem a participação mais que especial de Neguinho da Beija-Flor. A canção, lançada originalmente pelo sambista nos anos 1980, foi totalmente repaginada, abraçando a estética do sambachic. Ela pode ser vista como a união dos clássicos arranjos de samba com os tempos atuais. Têm canções que trazem, além da batucada tradicional, arranjos de metais, de cordas e sopro.
Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=b2T1xeazE98
“As participações deste álbum são mais que especiais, porque são pessoas que a vida me presenteou. Acredito que é um encontro de almas aqui neste plano. São pessoas que fazem parte da minha vida, da minha construção artística, referências para mim como pessoas, como sambistas e compositores. Neguinho é um amigo muito querido, que confiou em mim e abraçou a minha carreira logo que cheguei no Rio para cantar samba. Estou muito feliz de ter ele cantando lindamente ao meu lado e engrandecendo este projeto”, conta Karinah.
“Essa é uma das músicas mais conhecidas do meu repertório, que eu gravei lá atrás com o grande Roberto Ribeiro e agora tive a felicidade de ter a Karinah, grande defensora do samba, regravando ela comigo. Tô muito grato com essa homenagem”, celebra Neguinho.
Karinah e Neguinho são amigos de longa data e se aproximaram ainda mais durante a pandemia, quando foram embaixadores da live “Vozes do Samba”. Além de levar um repertório rico e divertido ao público em um momento onde não era seguro sair de casa e os programas de lazer eram escassos, o projeto apoiou os puxadores de escolas de samba.
Em 2022, Neguinho, que há 47 anos é a voz oficial da Beija-Flor, convidou Karinah para estar ao seu lado no carro de som em que cruzaria a Marquês de Sapucaí. A artista foi a primeira mulher após As Gatas – conjunto vocal feminino que cantou nos desfiles da escola nas décadas de 1970 e 1980 – a integrar a equipe musical da azul e branca, abrindo caminho para que outras vozes femininas pudessem ocupar este espaço que historicamente é dominado por homens.
Karinah canta a força da mulher e sua liberdade, abrindo caminhos para a geração seguinte e é uma figura fundamental para a ampliação do espaço das mulheres em um ambiente historicamente dominado por homens. Tem em seu portfólio 2 álbuns de estúdio e 1 álbum visual, o Karinah Por Elas, que foi exibido com exclusividade pelo Multishow e está disponível no Globoplay. A canção “Medo de Amar” fez parte da trilha sonora da novela “Salve-se Quem Puder”, da TV Globo.