Conhecer o Cherokee Brewhouse é desfrutar uma imersão gastronômica, cultural e, é claro, cervejeira. Aberto desde janeiro de 2020, o restaurante é parte de um projeto audacioso de um grupo de investidores locais encabeçado pelo sócio administrador, Ricardo Dacol. Inspirado em um dos povos nativos dos Estados Unidos – os índios Cherokees – o espaço também serve de laboratório para as criações da cervejaria, cuja produção artesanal é toda feita na fábrica anexa ao prédio.
Noticias relacionadas
“Ao todo, temos 33 torneiras com os mais variados estilos de cerveja e uma de espumante. Do mais comum, àqueles que exigem um processo de produção diferenciado e oferecem experiências exclusivas aos nossos clientes”, descreve. Um dos sucessos da casa é a Witbier, que passa por uma infusão em laranjas e é a mais vendida nos dias quentes. No entanto, o cardápio da casa vai muito além, com uma carta contendo mais de 40 drinks e destaque para o moscow mule, pina colada e blue sky.
O projeto diferenciado também inclui gastronomia, com uma seleção que vai das clássicas comidinhas de boteco – como o bolinho de carne, dadinhos de tapioca e joelhinho de porco – até tábuas de carne, hambúrgueres, sanduíches exclusivos e o recentemente lançamento que já é um dos mais pedidos pela tribo: a big onion, famosa cebola empanada capaz de agradar até mesmo quem torce o nariz para a hortaliça.
Totalmente instagramável, o local ainda oferece cocares para tirar fotos e se sentir dentro de uma tribo Cherokee de verdade. “Quando pensamos a temática do restaurante, logo lembramos dos indígenas, mas descobrimos que em Manaus já havia um bar temático valorizando as tribos daqui e decidimos inovar”, conta, a respeito da origem do nome. A título de curiosidade, hoje os cherokees são a maior população de índios nos Estados Unidos, com aproximadamente 310 mil membros.
Se lá a cultura permanece preservada e intacta, aqui os negócios seguem uma curva de crescimento. Ricardo Dacol conta que o restaurante deve passar por melhorias e modificações. A parte externa foi fechada com vidros recentemente, visando trazer mais conforto para o cliente, e a casa começa a investir em eventos especiais. “Começamos com a feijoada aos sábados e a ideia fez tanto sucesso que mantivemos o prato nessa data. A ideia agora é fazer algo fora, utilizando a estrutura do estacionamento”, adianta. Sem dar muitos detalhes ou cravar uma data na agenda, o empresário fala em shows com bandas e em um menu voltado para o churrasco.
Aberto ao público de terça a sábado, o Cherokee Brewhouse oferece música ao vivo de quarta a sábado com muito pop rock nacional e internacional e agora também oferece growlers e combos para eventos, caso a pedida seja reunir os amigos e curtir em casa. O restaurante também tem um espaço com produtos exclusivos da marca, sendo uma ótima opção para quem deseja presentear. Entre os souvenirs estão bonés, camisetas, além de variados rótulos de cerveja para agradar a todos os tipos de paladares.
Obras devem dobrar a capacidade da cervejaria
Após alguns anos de “produção cigana”, termo usado quando cervejas são produzidas um pouco em cada local, a Cherokee ganhou estrutura própria de produção em 2019, quando veio para o atual endereço. De lá para cá, muito investimento foi feito e Ricardo destaca que uma ampliação está prevista e deve dobrar a capacidade produtiva. O processo é todo automatizado, mas as cervejas seguem no estilo artesanal que conquistou o público.
“Nosso mestre cervejeiro testa novas receitas constantemente e as cervejas são preparadas com todo o cuidado e respeito ao processo. Alguns tipos chegam a levar 25 dias para ficar prontos”, explica. Hoje a Cherokee comercializa produtos para todo o Estado de Santa Catarina, Paraná e São Paulo e atende diversos estabelecimentos com exclusividade. Quem tiver interesse e curiosidade também pode agendar uma visita à fábrica e conhecer de perto como tudo é produzido.
Serviço
O quê: Cherokee Brewhouse.
Quando: Funciona de terça a sexta-feira, das 17 à meia-noite e, aos sábados, das 10 à meia-noite.
Onde: Rua João Manoel Lopes Braga, 75 – Jaraguá Esquerdo.
Informações: (47) 4103-8686 – Restaurante e delivery; (47) 99715-0123 – Disk Chopp; cherokeebrewhouse .
