Juan Avendaño retorna aos palcos do Femusc

data 22 de janeiro de 2025

O pianista colombiano atribui ao festival grandes conquistas em sua carreira.

“Se não tivesse participado do Femusc, não estaria onde estou hoje”, afirma o músico Juan Avendaño, doutorando nos EUA, que credita ao festival a base para alcançar um dos palcos mais prestigiados do mundo.
O pianista colombiano, Juan Avendaño diz que viu sua trajetória musical se transformar a partir do Festival Internacional de Música de Santa Catarina, o Femusc. Sua primeira experiência internacional aconteceu em 2012, quando ingressou no evento para aprimorar sua técnica pianística. Mais de uma década depois, ele conquistou o direito de se apresentar no Carnegie Hall, em Nova York (EUA), ao vencer um concurso internacional.
“Olhando para trás, acredito verdadeiramente que, se não tivesse participado do Femusc, não estaria onde estou hoje – estudando com um professor incrível nos Estados Unidos, com uma bolsa integral”, afirma Avendaño. O colobiano é aluno de Alexandre Dossin, professor do Femusc. “O festival me abriu portas, me inspirou e me deu as ferramentas para crescer como músico”, acrescenta.
A vitória no concurso internacional lhe garantiu uma apresentação solo no Carnegie Hall no final de 2024. “Tocar no Carnegie foi um sonho que eu nunca imaginei alcançar. A experiência me desafiou a dar o meu melhor e mostrou do que sou capaz. Estar em um espaço tão lendário foi inesquecível e espero ter a chance de fazê-lo novamente”.
O pianista ressalta que o Femusc foi o ponto de virada que o fez enxergar um futuro além da Colômbia. “Foi ali que compreendi o nível de excelência necessário para construir uma carreira internacional e tomei a decisão de estudar no exterior”.
“Sua trajetória reflete o impacto transformador do Femusc. Felizmente mais uma história de sucesso”, diz o professor Dossin. “Conheci o Juan há mais de 10 anos no festival, quando ele havia recentemente começado seus estudos de piano”, relembra o professor, que atualmente orienta o doutorado de Juan na Universidade de Oregon (EUA).
Desde sua primeira participação no nível intermediário, em 2012, Juan retornou diversas vezes ao festival, sempre avançando em seu nível técnico. “Como jovem pianista, fiquei encantado com a musicalidade ao meu redor e motivado a crescer. Ao longo dos anos, voltei ao Femusc em níveis mais avançados e até levei meu irmão, que também é pianista e hoje estuda em Michigan, para que ele pudesse vivenciar essa experiência transformadora”.
Agora, em  2025, Juan concluirá seu doutorado em Artes Musicais, com especialização em performance pianística focada na música colombiana, especialmente no pasillo – um gênero emblemático do país. Assim como seu professor, Juan também almeja uma carreira acadêmica. “Meu objetivo é me tornar professor de piano no ensino superior, onde possa compartilhar minhas experiências, orientar alunos e continuar crescendo como intérprete e educador”.
“O Femusc é um lugar único para o crescimento musical – oferece um ambiente acolhedor, professores incríveis, colegas inspiradores e um clima maravilhoso”, conclui Juan, que mantém amizades feitas há anos no festival. “Além disso, me conectei com pessoas das comunidades de Santa Catarina e Jaraguá do Sul que não eram músicos, mas compartilhavam a energia e o calor do evento”.

Programação Femusc 2025
A programação completa e as fotos desta edição do festival estão disponíveis no site oficial:  www.femusc.com.br. Já a programação diária e os destaques podem ser acompanhados por meio do perfil @femusc, no Instagram.

Acompanhe pelo YouTube
As séries Grandes Concertos  e Momento Springmann estão sendo transmitidas diariamente  ao vivo, às 19 e às 20h30, pelo canal oficial do YouTube (youtube.com/femuscoficial). Os vídeos dos concertos também ficarão disponíveis na plataforma após o evento, ampliando o acesso virtual ao maior festival-escola de música erudita da América Latina.

Sobre o Femusc
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal, o Femusc conta com o patrocínio das empresas WEG, Rede Itaú, Grupo Elian, BTG Pactual, Duas Rodas, Martinelli Advogados e Zanotti, e o apoio das empresas Agricopel, Auto Elite, Urbano Alimentos, WPA, Unisociesc e IFSC Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul – Centro – Santa Catarina. O Femusc é uma realização da SCAR, Instituto Femusc e prefeitura de Jaraguá do Sul.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});