Alegre, aventureiro e cheio de disposição. As características do ator mirim Bernardo Schroeder se confundem com a do personagem Lucas, que interpreta em “A Caverna Encantada”, novela infanto-juvenil que estreou recentemente no SBT. Natural de Jaraguá do Sul, este é o primeiro trabalho televisivo do garoto, que desde muito cedo se destaca em frente às câmeras e pela personalidade.
Noticias relacionadas
Aos nove anos de idade, o ruivinho de cabelos encaracolados sempre chamou a atenção pela aparência e estreou na carreira de modelo quando tinha somente seis meses de vida. A mãe, Taciane Martins, é uma das maiores incentivadoras e o fato de Bernardo estar sempre muito à vontade frente às câmeras faz parecer que o trabalho é somente uma diversão, mais uma das brincadeiras que fazem parte do seu dia a dia.
“Ele começou fotografando para empresas da região e por volta dos seis anos de idade fez seu primeiro desfile. Foi nessa época também que teve o primeiro contado com o vídeo e se interessou pelo curso de teatro”, lembra a mãe. Logo vieram os primeiros testes e, antes de conseguir vaga na novela do SBT, tentou um papel no filme do Marcos Mion e na novela “Fuzuê”, ambas de Rede Globo.
Em “A Caverna Encantada”, ele dá vida a Lucas, um menino aventureiro que está sempre com espada em punho decidido a fazer o bem. Boa parte da trama se desenvolve no colégio Rosa dos Ventos e Bernardo tem o privilégio de contracenar com grandes nomes da dramaturgia nacional, como Rosi Campos, Luíza Tomé e Arthur Kohl. “Tudo isso tem sido uma grande escola para mim. Tenho me desenvolvido bastante no decorrer das gravações e somos muito bem tratados”, conta o menino.
Mas o que ele gosta mesmo é da bagunça e destaca duas cenas que marcaram sua participação na novela: a “guerra de bolo” e a “guerra de travesseiro”. Arrancando uma gargalhada sincera da equipe de reportagem, ele descreveu em detalhes as situações. “O bolo era de pasta americana e recheado com chocolate preto e branco. Eu abria a boca quando jogavam para aproveitar um pouquinho. Estava muito bom”, diz. Já a outra cena acabou não terminando bem para algumas crianças do elenco, que acabaram sendo hospitalizadas por conta de uma reação alérgica às penas, que acabaram voando por todo o set após alguns travesseiros arrebentarem.
Curiosidades de bastidores que se juntam à lista de famosos que Bernardo conheceu, que inclui Virgínia, Celso Portiolli, Patrícia Abravanel e Lucas Guedes. Ele revela que fica um pouco nervoso quando se vê diante dessas personalidades. “Nunca sei se vão gostar de mim”, conta, em tom divertido. Lamenta, entretanto, não ter tido tempo de conhecer Silvio Santos, de quem se considera fã.
Com a rotina de gravações ocorre de segunda a sábado, obrigou mãe e filho a se mudarem para a cidade de Osasco/SP para viver essa experiência. O pai segue morando em Jaraguá do Sul, mas os visita a cada 15 dias. E apesar de todas as transformações que o novo trabalho trouxe, Bernardo encara tudo com a leveza típica das crianças. Conta que tem facilidade para decorar os textos, fez muitos novos amigos – antes do início das gravações as crianças do elenco passaram por um processo de ambientação – e consegue conciliar perfeitamente a rotina de gravações na emissora com as atividades escolares.
Atualmente cursando a quarta série, ele tem seu desempenho cobrado em casa e pela equipe do SBT, que exige disciplina e boas notas. Bernardo ama ciências e matemática, especialmente a parte de frações, e no futuro pretende seguir na carreira de ator, mas já tem um plano B, caso as coisas tomem outro rumo. “Quero ser piloto de automobilismo. Adoro carros antigos como a F150, Opala, Caravan e Dodge Charger”, surpreende.
De Jaraguá do Sul, ele conta que sente falta da natureza e dos amigos. Desde que se mudou para São Paulo, esta foi apenas a segunda vez que veio para cá e no tempo livre aproveitou cada segundo livre para ser criança. Andou de bike, desceu ladeiras eu seu carrinho de rolimã e visitou o “filho”, um boneco de Minecraft que, por algum motivo, fica sob a tutela do pai. Com contrato com o SBT até agosto do ano que vem, ele segue disciplinado, mas sem perder a essência e alegria que fazem dele uma verdadeira promessa na televisão e, por que não dizer, no humor.