A cidade sede do maior festival de dança do mundo se prepara para viver uma noite de cultura e alegria. No dia 13 de novembro, no Teatro CNEC, ocorre única apresentação do grupo irlandês Celtic Legends, considerado um dos melhores do mundo no gênero. O espetáculo, que contará com 12 dançarinos, desembarca pela primeira vez na cidade e traz um diferencial e tanto: para acompanhar o vigor e a energia dos passos, uma banda composta por cinco músicos executa toda a trilha ao vivo, numa atmosfera encantadora que irá lhe transportar diretamente para a Irlanda, para as conhecidas apresentações que ocorrem lá e fazem a alegria de moradores e turistas nas noites de sábado.
?O público pode esperar 90 minutos de uma frenética combinação de música e dança. O show é absolutamente vulcânico, integrando todos os aspectos da cultura irlandesa?, diz o diretor do grupo Eric Dessauvages. É ele também que conta a origem do Celtic Legends. ?Essa ideia surgiu no ano 2001, quando me reuni com um amigo e músico talentoso e decidimos criar um espetáculo?, afirma. O país já tinha boas referências no assunto, como os aclamados ?Riverdance? e ?Lord of the dance?, mas ambos seguiam um modelo americanizado que acabava por perder alguns fundamentos da cultura irlandesa.
O Celtic Legends, pelo contrário, foi criado a partir das raízes dessa cultura. Tanto que todos os artistas são nascidos no país. Segundo o diretor, as músicas e danças são muito específicas e exigem uma rotina rígida de treinos a partir da infância, por volta dos cinco anos de idade. ?As coisas precisam ser dessa forma para que eles possam executar a performance no nível exigido?, preocupa-se.
Todo o espetáculo fica nas mãos de Jacinta Sharpes, coreógrafa e primeira bailarina do grupo e de Sean McCarthy, reconhecido como um dos maiores intérpretes de uilian pipe, a gaita irlandesa. Além desse instrumento, o público poderá desfrutar a sonoridade da percussão irlandesa, acordeom, violino, flautas e bozuki (espécie de guitarra irlandesa) dando o tom para o ?tap? vigoroso e com ares contemporâneos dos dançarinos.
O espetáculo, que já passou pelo Brasil mas se apresenta pela primeira vez em Joinville, é reformulado a cada dois anos e EricDessauvages promete uma noite incrível. ?A cultura brasileira é diferente da irlandesa, mas também muito similar. Ambas são fortes, enérgicas, quentes e adoráveis. Já ouvimos falar muito dessa cidade e sabemos que a recepção será festiva?, ressalta.
A atual turnê sul-americana passará ainda pela Argentina, Chile, Peru e Colômbia. A apresentação está marcada para as 20 horas e os ingressos estão à venda no www.ticketcenter.com.br e no café do Teatro Juarez Machado.
Serviço
O quê: Celtic Legends.
Quando: Dia 13 de novembro, às 20 horas.
Onde: Teatro CNEC (Avenida Getúlio Vargas, 1.266 – Anita Garibaldi ? Joinville).
Quanto: R$ 140 (1º lote). Estudantes, professores e idosos pagam meia entrada. À venda no www.ticketcenter.com.br e no café do Teatro Juarez Machado.