As cidades de Joinville, Jaraguá do Sul e São José foram as cidades líderes em geração de empregos na indústria de transformação no mês de junho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pela Fecam.
Noticias relacionadas
Em Joinville foram 3.089 pessoas novas pessoas admitidas em junho. Em Jaraguá do Sul, 1.617 e em São José 617.
Segundo o Caged, o setor foi o que mais gerou empregos em Santa Catarina de janeiro a junho deste ano.
Entre os empregos gerados, estão os de frigoríficos, confecções de roupas, fabricação de móveis, fabricação de embalagens e abates de aves, por exemplo.
A Fecam por meio do seu presidente, Kleber Wan-dall, acredita que os dados demonstram os esforços dos municípios na geração de empregos, o que impacta diretamente na qualidade do setor produtivo estadual.
Só para se ter uma ideia do protagonismo de Santa Catarina é o terceiro estado do Brasil que mais contratou no setor industrial, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Ao todo foram 35 mil pessoas admitidas no setor em junho.
O que é o Caged?
O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) é um sistema que registra as contratações e demissões de trabalhadores no Brasil. Ele é usado para acompanhar as estatísticas de emprego formal no país, ou seja, o número de empregos com carteira assinada.
A partir de janeiro de 2020, a maioria das empresas passou a usar o eSocial para enviar essas informações, substituindo o Caged. No entanto, alguns órgãos públicos e organizações internacionais ainda precisam usar o Caged.
Durante essa transição, para garantir que as estatísticas de emprego formal continuem precisas, o governo combinou dados do eSocial, do Caged e do Empregador Web. Esse novo sistema é chamado de “Novo Caged” e visa manter a qualidade dos dados sobre o mercado de trabalho.