A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul realizou ontem uma sessão solene em homenagem ao Dia Municipal do Jipeiro, comemorado no dia quatro de abril. O evento ocorreu no Plenário Victor Bauer e contou com a presença dos vereadores; de Fernando José Nass, presidente do Jeep Clube de Jaraguá do Sul; e de vários integrantes do movimento jipeiro da cidade.
“Em nossas trilhas, nós não enfrentamos apenas os desafios do terreno. Mas também crescemos juntos, fortalecemos laços e aprendemos os verdadeiros significados do trabalho em equipe”, declarou Nass. Ele reforçou o espírito de fraternidade entre os membros da entidade, motivados por um lema para os períodos de adversidade: “Ninguém fica para trás”.
O Jeep Club de Jaraguá do Sul foi fundado em 1992 e realizam uma série de atividades que promovem o esporte, a cultura e o turismo na cidade, assim como a solidariedade no município. Além dos eventos tradicionais, como o Trilhão e o Passeio 4×4, a entidade também promove ações de engajamento social como o JipeNoel, que distribui cestas básicas durante o período do Natal, e o Jipeiro Sangue Bim, que incentiva a doação de sangue no Hemosc.
Noticias relacionadas

tuação em Jaraguá do Sul
O ex-vereador e membro do Jeep Clube, Ademar Possamai reforçou a motivação para a criação da data em Jaraguá do Sul, que remonta a 2008. “Na época, o Jeep Clube já fazia muitos trabalhos voluntários, atendia as entidades, era muito parceiro do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da Polícia Militar nos eventos. (…) Lá é um ambiente de família. Nós gostamos e preservamos isso”, comentou, ao reforçar o espírito de solidariedade da entidade.
O proponente da homenagem, vereador Charles Salvador (PSDB) informou que está buscando prosseguir com a tramitação na casa de um projeto de lei que institui um cadastro especial para os veículos tipo jipe que, quando vinculados a uma entidade declarada de utilidade pública, possam transitar sem restrições pelas vias da cidade.
“Nós geralmente somos acionados nas catástrofes e em algo que aconteceu em nossas cidades. E, quando a gente é acionado, às vezes não dá tempo de preparar um carro para fazer esse socorro”, explicou o parlamentar, ao relembrar o apoio oferecido em casos de emergências na região.
“Jaraguá do Sul é o que é (…) devido ao empenho, à dedicação, à participação do voluntariado existente na nossa cidade”, declarou o presidente da Câmara Municipal, vereador Almeida (MDB). “Cada um de vocês (…) se doa, têm lá o seu 4×4 e entram de corpo e alma para ajudar, para estender a mão”, afirmou o parlamentar, elogiando o clube por seu espírito de fraternidade.

Entrega das homenagens
A cada homenageado, uma placa de reconhecimento e flores foram entregues por parlamentares que estavam no Plenário Victor Bauer. O primeiro a recebê-las foi o presidente do Clube, Fernando José Nass, das mãos do vereador Charles Salvador (PSDB).
Já o presidente da Casa, vereador Almeida (MDB), fez a entrega do tributo a Douglas de Andrade, representante de Antônio Hessmann, fundador mais antigo do Jeep Clube.

Em seguida, o vereador Professor Fernando Alflen (PL) entregou a homenagem ao ex-vereador Ademar Possamai, autor da lei de 2012 que institui o quatro de abril como Dia Municipal do Jipeiro.

Por fim, o vereador Delegado Mioto (União) estendeu o tributo a Martin Melcher, representante de todo o Jeep Clube.

Presença no Legislativo
Mais de 20 veículos estiveram ambientados na frente da Câmara Municipal durante a cerimônia. A solenidade recebeu também a presença de Adriano Poglia, chefe de equipe dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul e do 1º tenente do Bombeiro Militar, Guilherme Furtado de Farias, comandante do pelotão dos Bombeiros Militares de Santa Catarina.
No Espaço Cultural Professor Dolcídio Menel, uma exposição sobre os 35 anos de existência do Jeep Clube também foi apresentada.