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Recentemente, a Java Embutidos, de Jaraguá do Sul, recebeu o Selo Arte. A empresa é a primeira da região a receber o certificado que atesta a qualidades de produtos alimentícios elaborados artesanalmente. Emitido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), ele também amplia o mercado, permitindo que o mix completo seja comercializado em todo território nacional. Um reconhecimento que enche de orgulho os sócios Leomar de Oliveira Paranhos e Leomir Antunes de Lima. Há cerca de três anos e meio atuando na área, o foco sempre foi oferecer produtos com esse diferencial e a notícia da aprovação do selo atesta que estão no caminho certo.
Os empreendedores vêm conquistando espaço graças a uma produção livre de corantes e aromas naturais, preservando o sabor original dos produtos e servindo qualidade na mesa dos clientes. Idealizada pela dupla desde 2017, a Java veio para preencher essa lacuna no mercado, hoje abarrotado de frigoríficos onde tudo é industrializado. “Nosso processo de produção é muito mais lento e exige cuidado para ficar pronto. Isso impacta um pouco no valor, é claro, mas quem prova sente na hora a diferença”, explica Leomar. Ao longo do tempo, a capacidade de produção foi crescendo – hoje passa de duas toneladas/dia – graças à compra de máquinas maiores, mas ele garante que os processos seguem inalterados, como quando os sócios e também cunhados produziam os produtos em pequena escala para o consumo familiar.
Diferente das grandes indústrias, um produto artesanal necessita quase 24 horas de monitoramento e até mesmo o clima da região pode interferir no resultado final sem o devido cuidado. Leomar dá como exemplo as oscilações de temperatura e umidade do ar, que se tornam um desafio a mais para manter o padrão de cor e estilo de seus produtos, mas que a equipe, hoje composta por 25 colaboradores, dá conta de controlar. A boa aceitação desde que se lançaram no mercado é o melhor termômetro para os empresários, que adoram ouvir o feedback dos clientes, seja no balcão, através das redes sociais ou nos eventos de degustação que periodicamente realizam para promover a marca. “Costumo dizer que os elogios não nos envaidecem, pois é nossa obrigação oferecer produtos de qualidade. Já as críticas e sugestões demandam uma atenção maior”, afirma.
Leomar gosta de resumir sua postura frente à empresa como de constante insatisfação, sempre buscando melhorar os processos atender às demandas dos clientes e colocar nas prateleiras novos produtos. O ponto forte do portfólio com certeza é o torresmo, atualmente o queridinho entre as carnes suínas. A Java é a única empresa a desenvolver o torresmo chips, mas tem também à pururuca, e novas maneiras de consumir o produto vêm sendo testadas dentro da fábrica. Da idealização da receita ao preparo e testes antes de ser colocado no mercado, até seis meses podem se passar. “Nosso lema é: ‘pensou em torresmo, pensou Java’”, salienta ele, reforçando que todos os dias tem o produto fresco no ponto de vendas anexo ao frigorífico e você pode ter a sorte de degusta-lo ainda quentinho.
Há ainda outras inúmeras exclusividades, como linguiças de sabores, linguiça com queijo provolone, linguiças frescais e carnes temperadas, além dos produtos tradicionais, mas com aquele sabor que remete ao passado. Em breve, a empresa lança também a linguiça serrana, inspirada em áreas do Sul do país e que vêm com menos gordura e mais cara de salame. Com um mix de 76 produtos em seu portfólio, fica difícil dizer qual é o preferido, especialmente porque as vendas oscilam de acordo com a sazonalidade. De abril a setembro, o consumo de defumados supera o de outros produtos por conta da realização de feijoadas, enquanto nas demais épocas a procura por frescais é superior.
Ampliação de mercado e novos produtos à vista
Com foco no futuro e aproveitando o Selo Arte, Leomar tem aberto novos mercados e um que tem surpreendido pela boa acolhida é o da região de Joinville. Está também no planejamento expandir para o litoral Norte, chegando às cidades de Barra Velha, Piçarras e Penha. E cada passo dentro da Java costuma ser bem planejado. Afinal, vendas, produção e infraestrutura para seguir oferecendo qualidade mesmo com o aumento da demanda são pontos que precisam caminhar juntos.
Hoje os produtos são comercializados no pequeno e médio varejo de toda a região e há pouco tempo a empresa fechou parceria com a rede de supermercados Rancho Bom. Mas eles sonham alto e contam com o apoio dos próprios consumidores para pedir os seus produtos e ajudar a ultrapassar o bloqueio imposto por grandes marcas às demais redes de supermercados da região. Leomar não descarta ainda a possibilidade de, no próximo ano, abrir uma nova loja em Jaraguá do Sul, ainda sem data prevista.
O empresário também sonha longe e pensa em criar no bairro Santa Luzia, onde se concentram outros produtores de embutidos, um local onde todos pudessem vender seus produtos, fortalecendo o comércio na região. Outra ideia é abrir uma casa especializada em torresmo na cidade. “Algumas reuniões já vêm sendo realizadas nesse sentido e novidades não irão parar de chegar para os consumidores”, promete.
Serviço
O quê: Java Embutidos.
Quando: O ponto de vendas funciona de segunda a sexta-feira, das oito ao meio-dia e das 13 às 19 horas e, aos sábados, das 7h30 às 13 horas.
Onde: Rodovia Waldemar Gumz, 12.880 – Vila Chartres – Jaraguá do Sul.
Informações: (47) 99194-7779 / @javaembutidos
facebook.com/embutidosjava .