Jaraguaense comemora St. Patrick’s Day com festa típica da Irlanda

data 18 de março de 2019

Comemoração típica na Irlanda e no Reino Unido, o Dia de São Patrício (ou St. Patrick’s Day) tem entusiasmado também os brasileiros

Isso que é amar uma comemoração! Aconteceu neste último sábado, 16, uma versão jaraguaense do grande Dia de São Patrício. A comemoração ganhou vida em uma chácara da cidade e contou com a banda Gaiteiro de Lume que foi responsável pela diversão dos convidados, que vestiam roupas verdes em homenagem a St. Patrick. No cardápio, chope e hambúrguer também marcaram presença e foram os favoritos do agito.

Sobre o St. Patrick’s Day
Comemoração típica na Irlanda e no Reino Unido, o Dia de São Patrício (ou St. Patrick’s Day) tem entusiasmado também os brasileiros. A data é uma criação da Igreja Católica irlandesa, afinal, São Patrício disseminou o catolicismo no país. Para homenageá-lo, são vários dias de desfiles, fantasias, shows, uísque e muita cerveja na Irlanda. O verde do chope tradicionalmente servido na festa é uma alusão à cor muito apreciada na Irlanda.

[slide]

Mas qual é a história de St. Patrick’s
Patrick nasceu em terras britânicas, no final do século 4, e era filho de uma família nobre. Aos 16 anos, ele foi sequestrado por piratas irlandeses e levado para a Irlanda. Ele foi feito refém por mais de 6 anos. Sozinho, ele se dedicou à religião e tornou-se um devoto cristão. Após esse tempo preso, ele fugiu – depois de ter ouvido vozes, que ele disse ser de Deus – e conseguiu voltar para a sua terra natal. Mais tarde, depois de ter estudado a religião por um tempo, ele ouviu um segundo ?chamado?, desta vez para voltar à Irlanda como missionário.  

Na Irlanda, ele incorporou elementos da cultura local em sua pregação. Uma das lendas diz que a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) foi explicada com um trevo em mãos. Por isso o trevo ainda é usado como símbolo dessa comemoração.Depois de 30 anos como missionário na Irlanda, estabeleceu-se num lugar chamado County Down até a sua morte. A valorização atribuída à imagem deste homem não está nos detalhes históricos, mas na inspiração de um homem que conseguiu retornar ao país de origem depois de ser escravo quando criança, com o intuito de transmitir a mensagem de Cristo. Acredita-se que St. Patrick tenha morrido no dia 17 de março de 461.

A primeira “reunião” de irlandeses em homenagem a St. Patrick aconteceu em Boston, nos EUA, em 17 de março 1737. Porém o primeiro evento de Saint Patrick’s Day, foi na verdade um desfile “militar” que aconteceu em Nova York no ano de 1762. Além de Irlanda e EUA, destino de 4,5 milhões de imigrantes irlandeses entre 1820 e 1930, outros países como Inglaterra, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Cingapura e Rússia também comemoram a data. Por aqui, não há desfiles, mas diversos bares em várias cidades brasileiras prometem uma programação especial por conta do “Saint Patrick’s Day”.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia