Em mais um dia de calor intenso, Jaraguá do Sul teve uma sensação térmica de 47°C. Segundo dados da estação de monitoramento da Epagri/Ciram, localizada no bairro Barra do Rio Cerro, a temperatura máxima registrada no município nesta terça-feira (11) foi de 36,3°C.
Noticias relacionadas
O município de Meleiro registrou a temperatura mais alta de Santa Catarina, atingindo 41,1°C.
O meteorologista Ronaldo Coutinho esclareceu por que os termômetros de rua costumam exibir temperaturas diferentes.
“Mesmo uma estação de qualidade, se for instalada em uma área urbana, cercada por cimento e asfalto, apresentará valores muito mais elevados do que em um local adequado. O ideal é que esteja em um ambiente aberto, bem ventilado, sobre uma superfície de grama e sem obstáculos que intensifiquem o calor”, explicou.
Coutinho destacou que os termômetros de rua geralmente registram temperaturas superiores por dois fatores. “Um motivo pode ser a desregulação do equipamento. O outro é a influência do ambiente ao redor, com muito asfalto, concreto e exposição direta ao sol, o que intensifica o calor. Normalmente, eles indicam de 4 a 6 graus a mais, o que ainda é aceitável, mas valores superiores podem indicar problemas de calibração”, concluiu.