“Chega de Rótulos! Abaixo o Capacitismo” é o tema do Seminário Regional sobre Síndrome de Down que será realizado nesta quarta-feira em Jaraguá do Sul. Mais 200 pessoas já se inscreveram para o evento, realizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, presidida pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).
O evento ocorre das oito às 16h30, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul e é voltado para profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social e demais pessoas ligadas à inclusão de pessoas com deficiência. Tem o apoio da Apae de Jaraguá do Sul, da UPDown, da Federação Catarinense das Apaes e da Fundação Catarinense de Educação Especial e visa promover o conhecimento fomentando o debate sobre a inclusão social e escolar, mercado de trabalho e envelhecimento das pessoas com Síndrome de Down.
Noticias relacionadas

Ao todo serão três palestras com os temas: Nutrição na Síndrome de Down; Educação Especial – Plano Educacional Individualizado; e Sexualidade e Fases do Desenvolvimento. Também ocorrerá uma mesa redonda com especialistas para debater o tema da empregabilidade e o painel: Autonomia e Inclusão de uma Forma Descontraída.
“Precisamos ser anticapacitistas, lutando por inclusão e contra essas opressões que excluem as pessoas com Síndrome de Down ou com outras deficiências inclusive de participarem das decisões que dizem respeito a elas mesmas. O objetivo da nossa comissão é levar informação de alta qualidade para contribuir com isso.”, afirma o deputado, Dr. Vicente Caropreso (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc.
Na agenda para 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), os países signatários assumiram o compromisso de viabilizar os recursos necessários para promover a integração social das pessoas com deficiência. No Brasil, oito mil bebês nascem por ano com a síndrome de Down.
