Referência em várias áreas de atuação, Jaraguá do Sul também faz parte agora do Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A certificação foi feita no último dia 18 de março, em Florianópolis. Este movimento compõe uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade, contemplando 17 objetivos e 169 metas para serem atingidas até 2030.
Segundo o diretor de captação de recursos e do escritório de projetos e planejamento do gabinete do prefeito de Jaraguá do Sul, Antônio Carlos da Luz, o primeiro contato com os gestores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foi feito em 2015. “Desde 2022 estamos trabalhando no alinhamento à Agenda 2030 e aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável com adesão ao movimento regional”. Segundo o diretor, os 193 Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) adotaram formalmente a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável composta pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. “Os objetivos e metas estimulam as ações até 2030 em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta. Propõem ações de justiça e melhoria em cinco pontos cruciais por um mundo melhor: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias”, acrescenta Carlos da Luz.
“A prefeitura de Jaraguá do Sul também faz parte de movimento como signatária e desenvolve ações lincadas aos ODS. Recebemos nosso Selo 2024 em cumprimento ao nosso compromisso de ações sustentáveis em atenção às metas propostas pela Agenda 2030”, completou o diretor de gabinete. Para saber mais sobre o Movimento ODS em Jaraguá do Sul, acesse: https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/ods.