google.com, pub-7934922835306180, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Jaraguá do Sul recebe exposição em parceria com o Museu do Holocausto

data 4 de novembro de 2024

A mostra traz para o Museu Histórico Emílio da Silva as obras da artista mineira Marina Amaral.

Ocorreu hoje, às 10 horas, no Museu Histórico Emílio da Silva, a abertura da Exposição “Faces of Auschwitz/Escravidão no Brasil”. A mostra é uma parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba e traz à cidade as impactantes obras da artista mineira Marina Amaral (@marinaarts), reconhecida internacionalmente por sua técnica inovadora de colorir fotografias históricas.
Com entrada gratuita, a exposição une os projetos “Faces of Auschwitz” e “Escravidão no Brasil” e promove uma reflexão necessária sobre eventos trágicos da história humana. Ambos os episódios são advertências poderosas sobre a desumanização e a importância da memória histórica para evitar que tais atrocidades se repitam.
Os horrores da guerra, como os vividos nos campos de concentração durante o Holocausto, e os da escravidão no Brasil revelam as atrocidades e a desumanização em diferentes períodos da história. Enquanto o Holocausto foi um ato de genocídio em massa focado na eliminação total de um povo, a escravidão caracterizou-se como uma exploração prolongada que se sustentou por meio do racismo institucionalizado e da opressão contínua. 
O reconhecimento dos horrores do passado é essencial para evitar que tais atrocidades se repitam. “Tanto o Holocausto quanto a escravidão precisam ser lembrados para que possamos construir sociedades mais justas, respeitosas e equitativas. Celebrar a resistência e as histórias de sobrevivência é fundamental para honrar a memória daqueles que sofreram”, pondera a chefe do museu, Ivana Cavalcanti.
Para grupos que desejam visitar a exposição e também para monitoria é necessário agendar pelo e-mail: museuhistorico@jaraguadosul.sc.gov.br.

Exposição: Faces of Auschwitz/Escravidão no Brasil
Data: 
De quatro de novembro a cinco de dezembro de 2024.
Local: Museu Histórico Emílio da Silva, Jaraguá do Sul.
Entrada: Gratuita.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); google.com, pub-7934922835306180, DIRECT, f08c47fec0942fa0