Jaraguá do Sul lança o projeto Saúde Redes

data 14 de fevereiro de 2025

Objetivo é qualificar gestores e equipes técnicas dos sete municípios da região do Vale do Itapocu.

Ontem, Jaraguá do Sul sediou o lançamento do projeto Saúde Redes, que tem como objetivo qualificar gestores e equipes técnicas dos sete municípios da região do Vale do Itapocu para a reorganização da rede de atenção, aprimorando a governança regional dessas cidades.
A iniciativa tem como parceiros o Hospital Sírio Libanês, o Hospital Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/SC) e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Estiveram presentes no evento prefeitos, secretários de saúde e técnicos dos municípios da região.
Para o secretário de saúde Rogério Luiz da Silva foi um momento importante, pois o projeto vai proporcionar a qualificação dos serviços de toda a rede de saúde SUS. “Tivemos a oportunidade de trocar experiências, esclarecer dúvidas e aprimorar nossos conhecimentos em saúde.”, afirmou.
A gerente de gestão estratégica de políticas públicas em saúde Joyce Ribeiro Bueno explica que o projeto terá duração de 12 meses, nos quais os profissionais de saúde e gestores desses municípios, juntamente com os profissionais do Hospital Sírio Libanês, vão se reunir mensalmente para discutir os processos de trabalho com o intuito de otimizar e reorganizar todo o processo da rede de atendimento SUS para, assim, proporcionar um melhor serviço para a sociedade.

O projeto colaborativo
Abrangerá o triênio 24-26 até 22 regiões de saúde – das quais 10 serão acompanhadas pelo Hospital Sírio-Libanês e 12 pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O objetivo principal é elaborar projeto para melhoria de linhas de cuidado priorizadas de acordo com cada região.
A formação se dá por meio de oficinas presenciais, com etapas de imersão. Essas oficinas serão mediadas pelo time especializado do projeto e envolverão gestores e equipes técnicas da rede de saúde dos municípios que compõem as regiões definidas. Para atingir o objetivo, o projeto foi estruturado em três eixos que, durante a execução, articulam-se entre si: gestão, educação e produção do conhecimento.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia