Jaraguá do Sul lança Almanaque Agrícola

data 17 de outubro de 2024

Publicação atende uma reivindicação da comunidade rural e traz uma série de dicas técnicas para o trabalho no campo.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento da prefeitura de Jaraguá do Sul (Semdra) acaba de lançar o Almanaque Agrícola 2024. Trata-se de uma publicação para produtores e munícipes como incentivo à produção agropecuária e geração de conhecimento sobre as atividades rurais.
De acordo com o engenheiro agrônomo da secretaria, Jackson Haroldo Schütz, de uma forma geral o almanaque apresenta um breve relato da história da agricultura de Jaraguá do Sul, além de técnicas de plantio e cuidados com a criação animal. “Também traz dicas para identificação de insetos bons ou ruins para as lavouras, aves, mamíferos e plantas; e cuidados na nossa alimentação, com receitas saudáveis e nutritivas com produtos da região. Tem ainda informações sobre biofertilizantes, aplicação de agrotóxicos e sobre recomendações para controle de doenças e pragas; e informações sobre a importância da conservação do solo, da água e da natureza que existe no nosso entorno”, concluiu Schütz.
Além disso, o Almanaque Agrícola disponibiliza ao produtor a legislação agrícola municipal, serviços da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), juntamente com “causos” do campo, relatos dos produtores e muitas curiosidades e passatempos para as crianças. “Um conhecimento que proporcionará valorizar o agricultor, seu trabalho e todo o alimento por ele produzido, além da conservação do ambiente em que vivem”, afirmou o agrônomo.

Memória – Jackson Schütz conta que o Almanaque Rural também atende uma reivindicação de parte dos próprios produtores. “Até porque antigamente já havia esse tipo de publicação, como exemplo a revista da Agroceres ou o almanaque Sadol. Então, depois de conversa com os técnicos aqui da secretaria e alguns agricultores, resolvemos criar um almanaque direcionado a Jaraguá do Sul. “O engenheiro agrônomo destaca que, além de dicas técnicas, o material também contou com a colaboração de alguns produtores locais, que descreveram parte de sua história na agricultura e do dia-a-dia da comunidade décadas atrás. “Não deixa de ser uma forma de mostrar aos atuais moradores de Jaraguá do Sul um pouco da história, da realidade do campo e o quanto isso contribuiu para o desenvolvimento da cidade”.
O material foi organizado e elaborado pela equipe de profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento sob a coordenação do secretário titular da pasta, Marcos Voltolini. Com tiragem inicial de dois mil exemplares, o Almanaque deverá ser distribuído entre as entidades representativas dos produtores locais e entre os próprios agricultores cadastrados no município, além da versão digital que será disponibilizada em breve no site da prefeitura (www.jaraguadosul.sc.gov.br). Os recursos de aproximadamente  R$ 14 mil para a produção do Almanaque Agrícola 2024 vieram do próprio município. Jackson complementa que a ideia é de que a publicação seja atualizada de dois em dois anos.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia