Jaraguá do Sul intensifica ações de combate à dengue

data 16 de dezembro de 2024

Plano de Contingência 2025 inicia com orientações à comunidade. 

A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ao trabalho de prevenção e resposta rápida contra a dengue. No sábado ocorreu uma ação de conscientização no Partage Jaraguá do Sul Shopping. As pessoas receberam informações a respeito do papel de cada cidadão no combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica.
A ação faz parte do Plano de Contingência 2025. De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica, Jackciane Eyng Candido, o resultado foi positivo. A comunidade foi bem receptiva e demonstrou interesse no assunto. “A dengue é um desafio constante e o Plano de Contingência nos permite agir de maneira planejada e eficaz. Além de intensificar o controle do vetor, buscamos engajar a comunidade, porque o combate à dengue é uma responsabilidade de todos”, destacou.

O Plano de Contingência, que estabelece diretrizes claras para o enfrentamento de surtos e epidemias, foi detalhado e discutido na última quinta-feira, na Sala de Situação da Dengue. O documento estabelece desde medidas de controle do mosquito Aedes Aegypti até estratégias de mobilização social e educação em saúde. Ele também prevê ações integradas entre os diferentes setores da administração municipal, garantindo uma resposta ágil e coordenada. 
A diretora de vigilância em saúde, Talita Picolli Sevegnani ressalta que, com o plano em vigor, a gestão municipal busca fortalecer as ações já realizadas, como visitas domiciliares e campanhas de conscientização. E que a experiência vivida ao longo de 2024 serviu para o aperfeiçoamento das ações e procedimentos. “Estamos preparados, já que a tendência é de aumento dos casos com a chegada do verão. Investimos em treinamento, conscientização e melhoria da estrutura para atender a nossa comunidade”, disse.
Com a chegada da estação mais quente do ano, o município reforça a importância da colaboração da população, principalmente com medidas simples, como a eliminação de criadouros do mosquito. O plano é parte de um esforço conjunto para proteger a saúde pública e prevenir surtos da doença.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});