Jaraguá do Sul está acima da média no que se refere às ciclofaixas

data 4 de julho de 2024

Contando com outras vias para bicicletas, número chega a 105 quilômetros de malha cicloviária.

Atualmente, o município de Jaraguá do Sul tem mais de 90 quilômetros de ciclofaixas. Contando com outras vias para bicicletas (rota de bicicletas, calçada compartilhada e calçada partilhada), esse número sobe para 105 quilômetros de malha cicloviária. Para a cidade e para os ciclistas, principalmente, é um avanço importante no que se refere à mobilidade urbana, fluidez e segurança no trânsito. 
Em recente levantamento feito pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo, o sistema cicloviário da cidade se destacou no comparativo com outros municípios. Analisando os dados divulgados pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas quanto ao ranking de ciclovias e ciclofaixas nas capitais brasileiras (2023), os técnicos da secretaria constataram que Jaraguá do Sul está muito à frente dos primeiros colocados da lista no quesito malha cicloviária para cada grupo de 100 mil habitantes.

Confira o levantamento e o comparativo com Jaraguá do Sul:
Florianópolis/SC: 24,4 km para cada grupo de 100 mil pessoas;
Curitiba/PR: 13,76 km para cada grupo de 100 mil pessoas;
São Paulo/SP: 5,7 km para cada grupo de 100 mil pessoas;
Belo Horizonte/MG: 4,6 km para cada grupo de 100 mil pessoas;
Jaraguá do Sul/SC: 57,69 km para cada grupo de 100 mil pessoas.

Rota de bicicleta: até recentemente era conhecida como ciclovia. As ciclofaixas são separadas da faixa dos veículos por tachões.
Calçada compartilhada: como o próprio nome diz, são aqueles locais onde é permitida a circulação de bicicletas na calçada.
Calçada partilhada: é aquela onde a faixa de pedestres é compartilhada com a ciclofaixa.

Segundo o secretário de planejamento e urbanismo, Gildo Martins de Andrade Filho, a intenção é ampliar ainda mais o sistema cicloviário da cidade com a implantação de novas rotas de bicicleta, ciclofaixas ou calçadas compartilhadas. “O investimento realizado nos últimos anos visando a implantação de diversas vias para bicicletas vai ao encontro da segurança viária. Além disso, é um forte incentivo ao uso de veículos não poluentes, favorecendo os pequenos deslocamentos, a chamada micro mobilidade”, afirma.
O prefeito, Jair Franzner lembra que a administração municipal compreende que os investimentos feitos na construção de ciclofaixas e rotas de bicicletas vão além do lazer, tornando-se um importante equipamento público que incentiva a utilização da bicicleta como meio de transporte barato, seguro e ecológico. O município vem atuando também para melhorar as vias destinadas a bicicletas, revitalizando as rotas existentes.
Entre as principais ruas atendidas até agora estão a Via Verde, Ciclovia do Trabalhador (recentemente revitalizada), Max Wilhelm, Benildo Zanin, Jorge Frederico Augusto Karsten, Waldemar Rau, Erwin Rux, Walter Marquardt, João Planincheck, Bernardo Grubba, Amandus Rengel, Helmuth Manske, Augusto Schwarz, Maria Umbelina da Silva e Ricardo Grimm na Vila Lenzi (por conta do binário), e Bertha Weege e Pastor Albert Schneider (devido à implantação da rotatória de quadra).

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