No município de Jaraguá do Sul existem 55 hortas comunitárias, distribuídas em 22 bairros. Espaços que estavam ociosos, com mato alto, e que por meio do Programa Germinar – que virou lei em 2017 – se tornaram áreas produtivas que alimentam muitas famílias. As áreas verdes urbanas cultiváveis na cidade são imensas, algo em torno de dois mil imóveis, e só depende da comunidade demonstrar interesse em utilizar.
Para se ter uma ideia, no ano de 2023 foram distribuídas 250 mil mudas para as hortas comunitárias. “Até o momento já distribuímos 103 mil e a meta é fechar 2024 com 350 mil mudas”, informa o encarregado de produção vegetal urbana da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Wilmar Roweder.
Noticias relacionadas
Quando é definido o uso de alguma área verde, o município cede o terreno, faz a limpeza do imóvel, deixa os canteiros prontos para o plantio e fornece os insumos (adubo) e as mudas, que podem ser retiradas toda sexta-feira.
Caso haja interesse da comunidade em criar uma horta comunitária em algum bairro da cidade, precisa cumprir certos requisitos, como ter um grupo com no mínimo seis famílias que se enquadrem nas normas vigentes. “E que assumam o compromisso de manter a área produtiva e limpa o ano inteiro”, completou Roweder.
O aposentado, Albertone Matias, 61 anos, é um dos coordenadores de uma das cinco hortas do bairro Barra do Rio Cerro. Segundo ele, são 12 famílias que cuidam dos 19 canteiros, gerando uma economia financeira mensal considerável. “Sem falar na qualidade dos alimentos, tudo orgânico. O excedente nós doamos para as famílias do bairro. Outro fator positivo é o convívio social. É uma terapia”, disse.
O município prepara e fornece uma grande variedade de mudas de hortaliças, principalmente aquelas que podem ser cultivadas o ano todo. As pessoas interessadas em implantar ou participar de um horta comunitária podem entrar em contato pelo telefone (47) 98422-2029, com Wilmar.