A falta de patrocínio impõe esforço duplo aos lutadores do Centro World Strong, que precisam
conciliar o treinamento a outras obrigações cotidianas.
Noticias relacionadas
Lutadores da Equipe World Strong – Jaraguá do Sul / Guaramirim: Cleiton da Rosa Machado, Franciele Gasparetto,
Alisson da Silva Rodrigues, Marcos Zanella, Leandro da Veiga, Jhonatan Henrique da Silva e Leonardo Cesar.
Oito lutadores do Centro de Treinamento World Strong de Jaraguá do Sul e Guaramirim disputaram nos dias 18 e 19 de maio o Mundial promovido pela Unión Internacional de Artistas Marciales de América (UIAMA). O evento – realizado em Buenos Aires, na Argentina, reuniu lutadores de 28 países, inscritos nas modalidades muay thai, boxe, kickboxing, jiu-jitsu e submission.
A equipe de Jaraguá e Guaramirim, junto a outros 48 lutadores de Santa Catarina – todos sob o treinamento de Rodrigo Toniolo, garantiram a terceira vitória brasileira no campeonato. O grupo, com atletas inscritos individualmente em mais de uma categoria, conquistou ao todo 44 ouros, 27 pratas e 14 bronzes.
Mas o bom desempenho nas competições depende de um duplo esforço dos praticantes. Dentre os oito lutadores de Jaraguá do Sul e Guaramirim, apenas um deles – Leandro da Veiga, consegue se dedicar exclusivamente às artes marciais, por trabalhar como professor de muay thai. Todos os outros mantêm o treinamento paralelamente a empregos em áreas completamente diferentes.
Leandro explica que uma boa atuação nas disputas vai além do treinamento em si – que é diário, dependendo também de um bom condicionamento físico, com acompanhamento constante de peso, para que o competidor possa ter vantagem dentro de sua categoria. Portanto, conciliar toda essa preparação a outras obrigações do cotidiano é uma das principais dificuldades enfrentadas pela equipe atualmente.
De acordo com ele, obter patrocínios que permitam dedicação exclusiva à luta é uma dificuldade muito comum quando se considera o panorama das artes marciais no Brasil. E muitas vezes o glamour retratado pela mídia na cobertura de grandes campeonatos não reflete a realidade do lutador, que “está sempre na batalha, é só mais um degrau”, acrescenta Leandro – que recentemente foi campeão de muay thai em um mundial realizado na Tailândia.
Confira abaixo as conquistas da equipe World Strong – Jaraguá do Sul / Guaramirim no Mundial UIAMA:
Leonardo Cesar: Três ouros (Muay thai, submission e jiu-jitsu/faixa roxa);
Cleiton da Rosa Machado: Três ouros (Muay thai, submission e jiu-jitsu/faixa branca);
Luís Felipe Sardo: Ouro no muay thai sub-17;
Alisson da Silva Rodrigues: Ouro no kickboxing;
Jhonatan Henrique da Silva: Ouro no kickboxing;
Leandro da Veiga: 2 Pratas (muay thai e submission);
Franciele Gasparetto: Prata no kickboxing;
Marcos Zanella: Prata no muay thai.
Serviço:
Academia World Strong – Jaraguá do Sul
Contato: (47) 98901-7035 / (47) 98877-6562
Rua Barão do Rio Branco, 862
Academia World Strong – Guaramirim
Contato: (47) 99909-1021
Rua Agostinho Valentin do Rosário, 75
