Instituição cultural de larga trajetória, criada em 1936, a Orquestra Sinfônica Nacional da Colômbia prepara turnê pela América do Sul, com dois concertos em Santa Catarina, agendados para 1º de agosto, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, e 2 de agosto, no Teatro da Scar, em Jaraguá do Sul. Ingressos já à venda no site ticketcenter.com.br. A turnê passa por importantes casas de espetáculos, como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala São Paulo e o Teatro Colón, de Buenos Aires, no Festival Martha Argerich.
Noticias relacionadas
“A presença da orquestra será um momento muito especial na cultura de Jaraguá do Sul e Blumenau”, ressalta Carlos Branco, da Branco Produções. Ele lembra que se trata de uma orquestra de grande relevância, que já teve como solistas nomes como Arthur Rubinstein, Roberto Alagna, Andrea Bocelli e José Carreras, e, como maestros convidados, nomes como Igor Stravinsky, Aram Khachaturian, Paul Hindemith, Gustavo Dudamel e Claudio Arrau.
Na abertura dos dois concertos, “Obertura Mestiza”, peça do compositor venezuelano Victoriano Valencia, composta especialmente para a turnê. Para Blumenau, a orquestra reservou o “Concerto para piano N° 2” e a “Sinfonia N° 1”, de Rachmaninov, tendo como solista Berenika Glixman. Em Jaraguá do Sul, com o solista Tomer Lev, as obras escolhidas são o “Concerto para piano”, de Grieg, e “Scheherezade”, de Rimsky-Korsakov. Sob a direção artística do maestro argentino-israelense Yeruham Scharovsky, a orquestra habitualmente promove cinco séries de concertos ao ano, apresentando-se também com artistas de renome internacional e os mais destacados músicos colombianos. Realiza importantes produções de ópera e balé, e, durante a temporada 2024, montagens com o Coro Nacional de Colômbia, além de diferentes séries para diversos públicos em outros cenários, incluindo concertos ao ar livre.
A Sinfônica Nacional tem intensa agenda de concertos em diferentes cidades da Colômbia, que permitem levar suas produções e uma robusta atividade pedagógica aos lugares mais distantes. No total, promove 70 a 80 concertos ao ano e é o grupo residente do Festival Internacional de Música Sacra de Bogotá e do Festival de Música Religiosa de Popayán. É uma orquestra contemporânea, que entrega ao público a emoção e a beleza de suas interpretações em todos os gêneros e estilos, incluindo atuações com artistas populares.
Yeruham Sharovsky é o maestro titular. Durante sua carreira, dirigiu mais de 60 destacadas orquestras em mais de 25 países, entre elas a Filarmônica de Israel, a Sinfônica de Berlim, a Filarmônica de Moscou, a Filarmônica de Lubeck (Alemanha), a Orquestra da Ópera Nacional da Finlândia, a Nova Ópera de Israel, a Sinfônica de Jerusalém, a Sinfônica Dohnnany de Budapeste, a Sinfônica de Roma, a Sinfônica Nacional da Argentina, a Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e Sinfônica Nacional do Chile e Sinfônica Brasileira.