A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na tarde de ontem notificação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive) confirmando dois casos da nova variante da Covid-19, chamada de XEC. A confirmação veio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC). Tratam-se de duas mulheres, uma com 85 anos e outra com 34 anos. Ambas apresentavam comorbidades e foram internadas com sintomas de febre, tosse e coriza. Essa variante está sob monitoramento por parte das autoridades da área da saúde. Além de Santa Catarina, outros Estados também confirmaram casos da variante XEC.
A Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul reforça a importância de cuidados simples, mas que fazem a diferença: em caso de sintomas gripais, o uso de máscaras, a higiene das mãos e a etiqueta respiratória seguem sendo medidas importantes na prevenção. A vacinação também continua sendo a principal estratégia de prevenção. Em caso de sintomas respiratórios, as unidades básicas de saúde do município fazem teste rápido para Covid-19.
Variante XEC
A variante foi descoberta pela primeira vez na Alemanha, em maio deste ano. Está sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por seu potencial de disseminação. Embora a nova variante apresente maior transmissibilidade, ainda não há evidências de que cause formas mais graves da doença.