Jaraguá do Sul aparece novamente como uma das cidades mais seguras do Brasil

data 20 de junho de 2024

Dados  constam no relatório Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e demonstram a menor taxa de homicídios em 2022.

Jaraguá do Sul é destaque em várias áreas como saúde, educação e segurança pública, por exemplo. As ações e programas desenvolvidos por aqui, frequentemente são reconhecidos no cenário nacional. Em 2023, para se ter uma ideia, o município foi eleito como o mais seguro do país, de acordo com os resultados do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil.
Nesta semana, a boa notícia veio através da divulgação do Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Anualmente o instituto lança um relatório atualizando os dados de violência no Brasil. O trabalho é feito em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o objetivo é retratar a violência no Brasil, principalmente, a partir dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.
Na edição divulgada ontem, os dados são relativos a 2022 e retratam a violência letal nos municípios analisada sob diversos aspectos, como a observação da taxa de homicídios estimados por 100 mil habitantes, homicídios por região, bem como o problema da concentração de homicídios em poucos municípios. Santa Catarina é o único Estado com taxa abaixo de dez (9,7), onde quase não há municípios tidos como violentos. E nesta lista, Jaraguá do Sul ficou com a menor taxa de homicídios (2,2), a cada 100 mil habitantes.
“O relatório divulgado pelo Ipea mais uma vez mostra o resultado de um trabalho constante e sério. Uma parceria forte entre o município, as entidades, e as polícias Militar, Civil e Científica. Além disso, a população em Jaraguá do Sul também faz sua parte. Temos um povo ordeiro, trabalhador e que preza pela segurança e pela ordem. Enquanto poder público, dentro de nossas competências, temos que trabalhar para fortalecer cada vez mais a segurança pública no município”, destacou o prefeito, Jair Franzner.

Menores taxas de homicídios em cidades com mais de 100 mil habitantes em Santa Catarina
Jaraguá do Sul – 2,2;
Tubarão – 3,6;
Brusque – 4,2;
Criciúma – 6,1;
Lages – 6,7;
Blumenau – 6,9;
Florianópolis – 8,9;
Itajaí – 9,1;
São José – 9,6;
Camboriú – 9,7.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia