O mês de janeiro é marcado pela conscientização sobre saúde mental com a campanha Janeiro Branco, uma iniciativa nacional que convida a sociedade a refletir sobre a necessidade de priorizar o bem-estar emocional. Em Guaramirim, essa pauta ganha ainda mais relevância com o trabalho realizado pelo Ambulatório de Saúde Mental do Santé Hospital Santo Antônio (Santé-HSA), que há menos de um ano tem sido uma importante resposta às dificuldades enfrentadas na oferta de atendimento público nesta área.
Enquanto 81% dos municípios catarinenses não possuem protocolos de gestão para risco de suicídio e 61% não contam com Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o Santé-HSA deu um passo à frente, assumindo um papel essencial no acolhimento e tratamento de pacientes que enfrentam o sofrimento psíquico. O serviço atua em parceria junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo 20 atendimentos mensais agendados de forma regulada pela Secretaria de Saúde do Município. Os atendimentos, personalizados e humanizados, incluem consultas de 45 minutos e retornos em 15 dias. Em casos que demandam internação, o paciente é encaminhado ao pronto-socorro do hospital para avaliação e, se necessário, é incluído na fila para leitos psiquiátricos ou permanece internado para ajustes clínicos.
Além de oferecer suporte terapêutico, o trabalho conjunto entre o Ambulatório e o CAPS de Guaramirim garante um acompanhamento contínuo, desde a internação até o retorno ao convívio familiar. A abordagem adotada pelo hospital assegura que os pacientes recebam não apenas tratamento, como também dignidade e inclusão social. “Aqui, a comunidade pode buscar apoio, escuta qualificada e profissionalismo”, ressalta o diretor-geral do Santé-HSA, Thiago Furtado.
Com uma equipe altamente qualificada, liderada pela diretora técnica Dra. Talita Angeoleti Buss e pelos especialistas Dr. Dedi Alves Ferreira Neto e Dr. Renato Koprik Ostapiuk, os serviços focam em um atendimento humanizado e resolutivo. “Estamos buscando fazer a diferença na saúde mental em Guaramirim”, destaca o psiquiatra, Dr. Dedi. Para muito além de um local de atendimento, o Ambulatório já vem sendo um símbolo de como a união de esforços pode transformar o acesso ao tratamento de saúde mental. O sucesso do trabalho desenvolvido no Santé-HSA chamou inclusive a atenção da equipe técnica de Saúde Mental de Florianópolis, que prestou uma visita técnica à instituição no ano passado.
Quando é necessário cuidar da saúde mental?
O cuidado com a saúde mental deve ser priorizado e fazer parte da rotina diária, assim como ocorre com o cuidado físico, para manutenção do bem-estar geral e da qualidade de vida de qualquer pessoa. No entanto, existem sinais que indicam maior urgência para se buscar um acompanhamento especializado.
Alguns indicadores comuns são alterações no apetite, como perda repentina ou excesso de alimentação sem causa física aparente, assim como o isolamento e evitação de encontros e compromissos com pessoas próximas sem justificativa. Mudanças repentinas de humor que afetam os relacionamentos interpessoais também são aspectos que devem ser muito considerados. Confira outros fatores que podem apontar para a necessidade de se procurar uma ajuda médica profissional o quanto antes:
Pensamentos repetitivos ou memórias intrusivas que prejudicam o cotidiano e a tomada de decisões;
Sensação de confusão mental, lapsos de memória ou esquecimento frequente;
Sentimentos intensos e exagerados de medo, angústia, preocupação, raiva ou tensão;
Falta de energia e motivação para realizar atividades diárias;
Dificuldade em cumprir tarefas cotidianas básicas, como cuidar da casa, dos filhos, trabalhar ou estudar;
Sentimentos de desesperança, impotência ou falta de esperança no futuro;
Dores físicas sem justificativa aparente;
Uso descontrolado de substâncias como álcool, tabaco ou drogas;
Pensamentos de machucar a si mesmo ou aos outros;
Alucinações auditivas, como ouvir vozes;
Crença firme em coisas ou situações que não são verdadeiras.
Sobre o Santé-Hospital Santo Antônio
Desde 2019, a gestão do Hospital Municipal Santo Antônio, de Guaramirim/SC, cabe ao Santé. A unidade está localizada na Rua João Butschardt, 5, e oferece atendimento médico de urgência e emergência, internações clínicas e cirúrgicas, exames ambulatoriais e moderno centro cirúrgico, sendo um hospital referência em média complexidade na macrorregião de saúde Norte de Santa Catarina. Para mais informações, basta acessar o site oficial http://institutosante.com.br ou as redes sociais @hospitalsantoantoniog.