O ex-presidente Jair Bolsonaro deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital DF Star, em Brasília, e foi levado para o quarto nesta quarta (30). Ele está internado na instituição há mais de duas semanas, quando passou por uma cirurgia no intestino.
Noticias relacionadas
Médicos têm relatado uma evolução clínica de Bolsonaro, que já esta sem as sondas e tem seu intestino voltando a funcionar normalmente. A previsão é que ele receba alta e vá para casa no próximo fim de semana, segundo a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo.
Boletim médico divulgado pelo hospital nesta terça (29) aponta que ele “aceitou bem a oferta de água, chá e gelatina”, e deve retomar a alimentação natural em breve. O documento afirma que ele está “estável clinicamente”, sem dor, febre e com a pressão arterial controlada.
O ex-presidente chegou a passar mal na semana passada, mas melhorou nos dias seguintes. “Continua recebendo suporte calórico e nutricional por via parenteral (endovenosa), realizando fisioterapia motora e recebendo as medidas de prevenção de trombose venosa”, diz o boletim.
Na última segunda (28), ele afirmou que vinha sofrendo de gastroparesia (retardo no esvaziamento do estômago) e apresentando “soluços que tiram qualquer ser humano do sério”. Ele retirou a sonda nasogástrica nesta terça, após 17 dias com o aparelho.
O ex-presidente passou por uma cirurgia para tratar de uma obstrução parcial do intestino. Foi sua sexta cirurgia desde a facada que sofreu em 2018, quando fazia campanha pela Presidência em Juiz de Fora (MG) e foi alvo de um atentado.
Antes, ele já havia passado por cirurgias similares, para desobstrução do intestino, e outros procedimentos no local para corrigir hérnias ou resolver quadros de refluxo.