A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, informa que estão abertas as inscrições para a XIII Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada nos dias 25 e 26 de junho. O evento traz como tema central: “20 Anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, e faz parte de um processo democrático e participativo que visa fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As inscrições podem ser feitas de 21 de maio a 09 de junho, por meio de formulário online (acesse neste link).
Noticias relacionadas
A conferência é um espaço de participação social, representativa e deliberativa, reunindo gestores, trabalhadores do setor, representantes de entidades da sociedade civil, movimentos sociais e, principalmente, usuários do SUAS. Esse processo conferencial é uma ferramenta estratégica de escuta, diálogo e construção coletiva. Nele, a população pode contribuir diretamente com a formulação e avaliação das políticas públicas de assistência social, promovendo o fortalecimento da gestão democrática. A edição deste ano é especialmente significativa por marcar os 20 anos do SUAS, consolidando sua trajetória e reafirmando seus princípios e diretrizes.

A programação será pautada em cinco eixos temáticos, que orientarão os debates e deliberações:
Eixo 1: Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades;
Eixo 2: Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional;
Eixo 3: Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e Inclusão Social;
Eixo 4: Gestão Democrática, Informação no SUAS e Comunicação Transparente: Fortalecendo a Participação Social;
Eixo 5: Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.
De acordo com a Secretária de Assistência Social, Bianca Schwartz Uber, a conferência representa uma oportunidade única de reflexão sobre os desafios enfrentados pelo SUAS, bem como os avanços obtidos ao longo de duas décadas. “É um momento para planejar o futuro e fortalecer a assistência social como um direito da população, considerando os contextos territoriais e socioculturais”, destacou.
Antes da conferência principal, estão sendo realizadas as Pré-Conferências nos serviços de CRAS e CREAS. Essas etapas preparatórias têm como objetivo mobilizar a comunidade, incentivar a participação democrática e garantir que diferentes vozes sejam ouvidas. Durante essas reuniões, a população tem a chance de debater, propor e aprovar deliberações que serão levadas à conferência municipal.
Programação da XIII Conferência Municipal de Assistência Social
Dia 25/06
18h – Credenciamento e Coffee
18h30 – Abertura – Leitura e Aprovação do Regimento Interno
19h – Palestra Magna: “20 ANOS DO SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência” com Luziele Maria de Souza Tapajós
21h – Perguntas para a palestrante
22h – Encerramento
Dia 26/06
07h30-08h – Recepção no Auditório para Oficinas e Coffee
08h – Início das Oficinas
12h – Almoço
13h – Plenária Final (propostas e moções por eixo) – Recepção musical
16h30 – Eleição dos Delegados
17h – Encerramento da XIII Conferência Municipal de Assistência Social
