Indicações solicitam criação de PEVs em Nereu Ramos e Ilha da Figueira

data 7 de fevereiro de 2025

Ideia é facilitar a coleta de resíduos sólidos na cidade.

Duas indicações foram realizadas por vereadores da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul para instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) nos bairros Nereu Ramos e Ilha da Figueira. O primeiro documento foi realizado pelos vereadores Almeida (MDB) e Osmair Luiz Gadotti (MDB), e o segundo foi assinado pelo vereador Almeida (MDB).
As solicitações encaminhadas para a prefeitura buscam facilitar a coleta de resíduos sólidos na cidade, que podem ser entregues aos PEVs, unidades gerenciadas pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Os locais recebem diversos objetos e itens levados pelos munícipes e que podem ser descartados, tais como móveis, pneus, eletrodomésticos, eletrônicos, óleo de cozinha e vidros. Dessa forma, os PEVs se encarregam do tratamento, separação e transporte dos materiais que podem ser reciclados, reaproveitados ou destinados a aterros industriais licenciados.
Os materiais que não podem ser recebidos pelos PEVs são resíduos de construção, podas de árvores, roupas, materiais tóxicos e resíduos de pessoas jurídicas. Nesses casos, os serviços devem ser pagos pelo gerador, que precisa também entrar em contato com empresas especializadas (como entulhos). No caso de roupas, elas devem ser doadas para instituições de caridade, enquanto materiais tóxicos devem ser destruídos nos locais de revenda do produto.
As indicações serão analisadas pelo Executivo para análise da viabilidade do projeto.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia