Duas indicações enviadas à prefeitura pedem a instalação de um Centro de Educação Infantil na localidade Garibaldi, em Jaraguá do Sul. As propostas são dos vereadores Jonathan Reinke (União) e Professor Fernando Alflen (PL).
O documento enviado por Reinke pede que a unidade seja instalada dentro da Escola Municipal Santo Estevão, na JGS 466, e ressalta que o documento foi encaminhado após o recebimento de pedidos da comunidade. Já o texto de Alflen reforça que o acesso à educação é um direito defendido na Constituição Federal e que a comunidade enfrenta um déficit de vagas. O objetivo de ambos os documentos é sanar a carência para o atendimento de crianças em idade pré-escolar.
Alflen ainda cita no documento que atualmente a comunidade enfrenta um déficit de vagas em instituições de ensino infantil, o que dificulta o acesso das famílias à educação básica. A construção de um centro educacional infantil seria uma medida eficaz para suprir essa carência, oferecendo infraestrutura adequada e profissionais qualificados para atender as crianças em idade de pré-escola, possibilitando um ambiente seguro e estimulante.
Os Centros de Educação Infantil fazem parte da rede municipal de ensino e podem oferecer atendimento a crianças de zero a cinco anos. Para as crianças de quatro a cinco anos, o acolhimento também pode ser feito pelas escolas de ensino básico. Desenvolvidos com o objetivo de fornecer ações pedagógicas que fortalecem o desenvolvimento escolar e individual das crianças, os CMEIs totalizam 29 unidades em Jaraguá do Sul.
Agora, o projeto depende de estudo do Executivo, que decidirá sobre a sua implementação, assim como os custeios envolvidos por meio da secretaria competente.