A criação de uma escola pública de trânsito em Jaraguá do Sul foi pauta de uma indicação enviada ao Executivo municipal. A sugestão, produzida pelo vereador Delegado Mioto (União Brasil), reforça a ação como um incentivo para a diminuição dos acidentes de trânsito e a promoção do bom senso nas ruas por parte de motoristas e pedestres.
A matéria justifica que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou uma resolução que permite que os Estados, o Distrito Federal e os municípios criem instituições que promovam cursos de educação sobre o tema para crianças e adultos. No texto, o parlamentar aponta que as ações punitivas não têm sido suficientes para diminuir o número de sinistros na cidade e também que a conscientização sobre o trânsito deve começar cedo, ao visar as crianças.
Municípios próximos a Jaraguá do Sul já contam com unidades da escola pública de trânsito. Em Blumenau, por exemplo, a instituição declara que seu objetivo é “humanizar o trânsito, tornando-o possível de ser usado com segurança e responsabilidade através da educação”, oferecendo também a reeducação de infratores. Atividades durante a Semana Nacional do Trânsito – entre 18 e 25 de setembro –, palestras em empresas, teatros de fantoches em escolas e rotas de lazer são promovidas pela instituição.
A matéria vai agora para análise da prefeitura, por meio da secretaria competente. A implementação do projeto depende também de estudo sobre sua viabilidade.