Uma câmera de segurança registrou o acidente entre um trem de serviço da SuperVia e um ônibus na Zona Norte do Rio no fim da noite desta quarta-feira (8). Ao menos cinco pessoas ficaram feridas.
A colisão foi às 23h30 numa passagem de nível da Rua Aurélio Valporto, em Marechal Hermes. As imagens mostram que a sinalização estava acesa quando o ônibus, da linha 669 (Pavuna-Méier) foi atingido pelo trem. O coletivo estava lotado.
“Do nada o alarme soou”, lembra o autônomo Aldemar Mendonça. “O maquinista buzinou duas vezes. Foi quando houve o impacto”, emenda.
O motorista e três passageiros foram levados para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha. Outra vítima foi levada para a UPA de Ricardo de Albuquerque. Todos tiveram ferimentos leves e receberam alta na madrugada desta quinta-feira (9).
“Eu estava encostada na janela. Foi rápido, só deu tempo de o meu esposo me puxar e me jogar no chão”, narra a passageira Maria Elizabeth Leite. “Ficou tudo escuro, o pessoal gritando, um desespero”.
Em nota, a SuperVia informou que o motorista do ônibus desrespeitou a sinalização sonora e luminosa do local e que o maquinista buzinou para alertar o condutor do coletivo. Ainda segundo a concessionária, a linha está desativada para circulação de composições de passageiros, mas opera para tráfego de trens de manutenção.
Rotina
Quem mora perto da linha do trem diz que esse não foi o primeiro acidente. “Os moradores sempre reclamam, e ninguém toma providência”, lamenta a secretária Macherrie Miranda. “Não tem cancela. É só sinal. Não dá tempo de arrancar com carro nem ônibus”, destaca. O maquinista foi levado para a delegacia de Marechal Hermes para prestar depoimento.