No final da tarde da última sexta-feira, o Hospital Santo Antônio (Santé-HSA), em Guaramirim, recebeu a visita do Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, e dos deputados estaduais, Dr. Vicente Caropreso e Antídio Lunelli, ambos representantes da região do Vale do Itapocu no Legislativo catarinense. A ocasião marcou a apresentação oficial do projeto do novo pronto-socorro da instituição, que realiza hoje mais de cinco mil atendimentos mensais à população regional.
Antes de conhecerem o projeto da nova estrutura, as autoridades participaram de uma visita aos ambientes hospitalares, onde foram apresentadas algumas das melhorias já realizadas no hospital. O diretor-geral do Santé-HSA, Thiago Furtado destacou os avanços recentes da unidade, que atualmente possui cerca de 180 funcionários. “Nosso objetivo é sermos referência na região como hospital vocacionado em média complexidade e já estamos nos consolidando nesse papel, especialmente em cirurgias, que são nosso carro-chefe”, afirmou. Além disso, Furtado mencionou o crescimento das internações, com a expectativa de alcançar mais de 3,4 mil internações em 2024, um aumento de 37% em relação a 2023. “Esses últimos anos com a gestão Santé foram os melhores deste hospital. Está tudo muito organizado, com muito profissionalismo”, afirmou na ocasião o deputado Dr. Vicente Caropreso.
O projeto do novo pronto-socorro, entregue em mãos ao secretário de saúde, prevê um novo prédio de três andares, com uma estrutura pensada para otimizar o atendimento ao paciente e, futuramente, abrigar uma UTI. O investimento previsto é de R$ 7 milhões somente com a construção, ainda sem o valor dos equipamentos necessários. O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi elogiou a gestão do Santé-HSA pelos resultados demonstrados e garantiu que a proposta será remetida e avaliada. “Esse governo quer passar a saúde a limpo. Nosso Estado é o que mais abriu leitos em UTI no Brasil. Irei levar a proposta ao governador e vamos avançando, vocês estão de parabéns”, comentou.
Caropreso reforçou a importância do novo projeto à comunidade, declarando que as acomodações da unidade hospitalar precisam acompanhar o ritmo do desenvolvimento da região. “Precisamos de mais espaço e mais equipamentos para tornar a estrutura sustentável. É uma demanda necessária e vamos trabalhar para que se torne realidade”, declarou. Também o deputado Antídio Lunelli se mostrou bastante otimista em relação à parceria para a execução. “Certamente, o governador irá atender essa demanda, vai dar tudo certo”, assegurou.