Na última terça-feira, o Hospital Jaraguá completou 58 anos de fundação. Uma história marcada por nascimentos e renascimentos, transformações e ampliações, atendendo sempre a comunidade com excelência e de forma humanizada.
Para marcar a data, uma programação interna envolveu todos os colaboradores. As comemorações iniciaram com evento ecumênico na capela do Hospital, seguindo de almoço especial e bolo de aniversário para os funcionários. Um vídeo institucional também foi divulgado nas redes sociais da instituição com relatos emocionantes de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo Hospital Jaraguá.
Noticias relacionadas
“Uma forma singela de homenagear pessoas tão importantes que fizeram e fazem parte da história do Hospital Jaraguá. Afinal, se hoje somos o que somos é graças a dedicação das nossas equipes e das pessoas que por aqui passam. O nosso muito obrigado a todos que contribuíram de alguma forma com esses 58 anos”, comemora o diretor do hospital, Sérgio Luís Alves.
Os números por si só já demonstram a relevância da instituição para toda a região. Apenas em 2023 foram quase 98 mil atendimentos no pronto socorro, mais de 23 mil atendimentos ambulatoriais e mais de 17.500 internações no Hospital Jaraguá. Além disso, em média, foram 4.800 atendimentos no Pronto Atendimento Infantil, 1.700 de Pronto Atendimento Obstétrico e 1.600 de Pronto Atendimento Adulto. No mesmo ano foram mais de quatro mil partos realizados.
História:
O Hospital Jaraguá nasceu do desejo de oferecer saúde e bem-estar a todos, de curar e salvar vidas. A instituição, mantida desde o início pela Comunidade Evangélica Luterana de Jaraguá do Sul, esteve ao lado dos motoristas da década de 1930, que transportavam pessoas doentes em busca de assistência médica para cidades vizinhas. Junto com a Comunidade Católica, batalharam para a construção do primeiro hospital na cidade.
Anos mais tarde, esse hospital foi adquirido pela Comunidade Luterana por meio do Sr. Walter Weller, presidente na época, além de todo o engajamento e apoio da população jaraguaense e de entidades alemãs governamentais e religiosas.