Guaramirim tem distribuição gratuita de controlador de maruim

data 16 de setembro de 2024

Até o momento, cidade registrou um caso de febre do Oropouche.

A prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, oferece a distribuição gratuita do controlador biológico do mosquito maruim.
Segundo Denilton Malinski, agente da Secretaria de Agricultura, o projeto foi desenvolvido em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – Amvali e já existe desde 2022 no município. O objetivo é auxiliar na diminuição da proliferação do maruim.
Para receber o controlador, basta o interessado ir pessoalmente na Secretaria de Agricultura, localizada na Rua João Francisco Lyra 134, bairro Amizade. No local é realizado um cadastro e liberado uma unidade do produto por pessoa.

Febre do Oropouche
A febre do Oropouche (FO) é uma doença viral transmitida pelo maruim. A doença é considerada uma arbovirose, assim como a dengue e a chikungunya, por exemplo. Esse grupo de doenças têm como característica serem causadas por vírus e transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos.
Até o momento, Guaramirim registrou apenas um caso de febre do Oropouche, no mês de maio, na localidade de Bananal do Sul.
Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça e dores musculares. Tontura, dor atrás dos olhos, calafrios, fotofobia (intolerância à luz), náuseas e vômitos também podem aparecer. Em caso de sintomas, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia