Noticias relacionadas
A nova fábrica é uma importante conquista nos 150 anos de história da NETZSCH (Foto: divulgação)
Situada no bairro Testo Central, em Pomerode, a recém-inaugurada sede da NETZSCH do Brasil já é um marco na indústria catarinense. O novo espaço é formado por um edifício industrial, com 5.700 metros quadrados, e um prédio administrativo de 1.800 metros quadrados, e vai abrigar todas as etapas da produção das bombas de fuso NOTOS®.
Desde a coleta da matéria-prima até a expedição final, os processos de usinagem, pintura, montagem e testes das bombas de fuso, além dos departamentos de vendas e engenharia, serão realizados na nova unidade.
— A Fábrica NOTOS® representa o ápice na produção de bombas de fusos do grupo, sendo a NETZSCH do Brasil a única fornecedora desse tipo de equipamento dentro da estrutura global da NETZSCH — afirma Osvaldo Ferreira, diretor geral da NETZSCH do Brasil.
Até o final de março, cerca de 85 colaboradores estarão operando nas novas instalações. Essa expansão deverá aumentar a capacidade de produção de outras linhas de produtos na unidade matriz, também situada em Pomerode.
A nova fábrica é uma importante conquista nos 150 anos de história da NETZSCH, destacando a expansão contínua do Grupo e o compromisso em ser líder global em soluções inovadoras de bombeamento para fluidos complexos, e um marco importante para o fortalecimento da indústria em Santa Catarina.
O setor industrial catarinense é o que mais gerou emprego no primeiro semestre de 2023. Foram mais de 27 mil vagas – quase a metade das vagas oferecidas no estado, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A força da indústria em Santa Catarina é conhecida internacionalmente, respondendo por 26% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, sendo 18% atribuídos exclusivamente à indústria de transformação. Com o início das operações na unidade do bairro Testo Central, a NETZSCH do Brasil pretende contribuir ainda mais com o crescimento da região.
Estratégia direcionada com nova sede
A construção da nova unidade teve como objetivo surpreender o mercado global com a fabricação de bombas de fuso de alta qualidade, especialmente concebidas para aplicações específicas, respondendo a uma demanda crescente do mercado mundial.
Na fábrica do bairro Testo Central, a NETZSCH vai desenvolver e produzir bombas de fuso mais potentes — a capacidade atual de produção de bombas de fuso é projetada para tamanhos de até mil megawatts, podendo chegar a dois mil megawatts no futuro. Para Osvaldo Ferreira, a Fábrica NOTOS® será “o cartão de visitas” da produção de bombas de fuso do Grupo NETZSCH.
Pensando em médio e longo prazo, a nova estrutura está preparada para atender às necessidades do mercado global de bombas de fuso nos próximos cinco anos, em linha com o planejamento estratégico do grupo. Em curto prazo, a meta é continuar aprimorando os padrões de atendimento ao cliente com eficiência.
Muitos dos colaboradores que passaram a trabalhar na nova unidade foram transferidos da matriz, com isso, foram criadas novas oportunidades de emprego na região de Pomerode, contribuindo para o crescimento econômico local.
A excelência das práticas em ergonomia e segurança da matriz foram aplicadas na nova fábrica, seguindo os padrões estabelecidos pela matriz da empresa na Alemanha. Para isso, a NETZSCH do Brasil contou com a consultoria especializada internacional, sempre de olho na segurança e na saúde mental e física dos colaboradores, valores fundamentais para a empresa.
A mobilidade e a troca de experiências são valorizadas pela NETZSCH e enriquecem o desenvolvimento profissional dos colaboradores.
Por ser uma multinacional que possui unidades em vários países da América Latina (Peru, Colômbia, Argentina, México) e também em nível global (Alemanha, Estados Unidos, China, Austrália), o Grupo consegue visualizar as vagas disponíveis e algumas até são compartilhadas para divulgação interna, possibilitando a candidatura dos colaboradores da NETZSCH do Brasil. Ao longo dos anos, essa movimentação com colaboradores de cargos administrativos, técnicos e de gestão é realizada na empresa.
Boas práticas de bem-estar no trabalho
A transferência de colaboradores da matriz para a unidade do Testo Central é o início de uma nova experiência para muitos desses colaboradores. O desafio de trabalhar em uma fábrica totalmente nova, com formações distintas das equipes e em um lugar diferente do que estavam habituados deve refletir no crescimento pessoal e profissional.
Desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores são propósitos que balizam as estratégias de produção do Grupo NETZSCH. E as ações propostas na empresa levaram à conquista do selo GPTW (Great Place to Work), ficando entre as 15 melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina em 2023.
Para ser considerado um ótimo lugar para trabalhar, é preciso operar sobre cinco pilares: credibilidade dos líderes; respeito; imparcialidade dos líderes em relação aos colaboradores; orgulho em fazer parte da empresa; camaradagem entre indivíduos e equipes.
O Great Place To Work® é uma consultoria global que auxilia organizações a alcançarem melhores resultados por meio do cultivo de uma cultura baseada em confiança, alto desempenho e inovação.
Para 86% dos colaboradores da NETZSCH do Brasil, o orgulho por participar da empresa é o ponto mais relevante. Quanto ao quesito respeito, 91% dos participantes da pesquisa disseram que a NETZSCH é um lugar fisicamente seguro para se trabalhar. E com relação à camaradagem, 92% dos colaboradores que responderam à pesquisa dividem o sentimento de fazerem parte de “uma grande família”.
Além do Selo GPTW, a NETZSCH do Brasil recebeu o troféu de Destaque em Saúde Emocional, um prêmio oferecido às melhores organizações quando se trata de cuidar das pessoas no ambiente de trabalho.
Essa avaliação foi feita com base na análise das palavras citadas nos comentários abertos feitos pelos colaboradores na pesquisa, o que significa que, na pesquisa de clima, os colaboradores da NETZSCH mencionaram um índice significativo de palavras relacionadas à saúde e bem-estar, validando as ações de cuidados durante o ano e os pacotes de benefícios oferecidos pela empresa.
Até o final de março, cerca de 85 colaboradores estarão operando nas novas instalações (Foto: divulgação)
Na fábrica do bairro Testo Central, a NETZSCH vai desenvolver e produzir bombas de fuso mais potentes (Foto: divulgação)
A mobilidade e a troca de experiências são valorizadas pela NETZSCH e enriquecem o desenvolvimento profissional dos colaboradores (Foto: divulgação)
A construção da nova unidade teve como objetivo surpreender o mercado global com a fabricação de bombas de fuso de alta qualidade (Foto: divulgação)
O novo espaço é formado por um edifício industrial, com 5.700 metros quadrados, e um prédio administrativo de 1.800 metros quadrados (Foto: divulgação)
Até o final de março, cerca de 85 colaboradores estarão operando nas novas instalações (Foto: divulgação)
Na fábrica do bairro Testo Central, a NETZSCH vai desenvolver e produzir bombas de fuso mais potentes (Foto: divulgação)VoltarAvançar123456