Grünes Tal promove a cultura alemã há 35 anos

data 20 de novembro de 2024

Através da dança, grupo folclórico jaraguaense resgata e preserva a tradição alemã envolvendo integrantes de todas as idades. Para eles, mais que um momento de lazer, os ensaios e apresentações representam uma forma de contar a história dos seus antepassados

Fundado em 25 de maio de 1989, o grupo folclórico Grünes Tal é um dos mais importantes de Jaraguá do Sul e exerce papel fundamental no resgate e preservação da cultura alemã no município. A história teve início na Escola de Educação Básica Professor João Romário Moreira quase ao mesmo tempo que a Schützenfest, criada no mesmo ano, o que significa que suas histórias e objetivos seguem em paralelo. “A festa faz parte da identidade do grupo, pois lá podemos viver intensamente a tradição alemã trazida pelos nossos antepassados vindos da Pomerânia, no Norte da Alemanha”, explica Magali Gruetzmacher Ittner, fundadora e presidente do grupo.

Manter esse foco e união ao longo de 35 anos exige dedicação, mas as novas gerações são envolvidas desde cedo e hoje o Grünes Tal conta com 98 integrantes divididos em cinco categorias: Mirim, Infantil, infanto Juvenil, Juvenil e Adulto. Este mês, com a realização de mais uma Festa dos Atiradores na cidade, é especial, mas os ensaios, atividades e apresentações ocorrem de maneira consistente ao longo de todo o ano, com encontros semanais ou quinzenais.

Ao longo do tempo, Magali conta que muitos momentos memoráveis foram vividos pelos integrantes, entre eles as festas de aniversário do grupo celebradas a cada cinco ou dez anos. “Anualmente também participamos de um curso de dança em Gramado, no Rio Grande do Sul, ministrado por professores da Alemanha. E essa integração é muito gratificante, assim como a receptividade do público em cada uma de nossas apresentações”, reforça ela, lembrando que todos estão juntos e prol do mesmo objetivo, que é o resgate e preservação da cultura alemã.

No currículo do grupo constam ainda intercâmbios culturais com grupos da Alemanha que auxiliam a manutenção da autenticidade e originalidade das danças nos dias atuais. “A importância da cultura alemã em Jaraguá e no Brasil se torna cada vez mais valiosa. É através dela que contamos um pouco da história que os antepassados trouxeram da Alemanha”, diz, reforçando mais uma vez o objetivo do grupo, que hoje tem como maior desafio a manutenção dos trajes e materiais necessários e, por isso, realiza todos os anos uma feijoada para arrecadar fundos.

Quem quiser conhecer mais, prestigiar o grupo e ajudar nessa incrível tarefa de manter vivas a história e a cultura dos imigrantes pode acessar o perfil do Grünes Tal no Instagram no @grunestaljgs . Para este ano, além da apresentação de suas cinco categorias na 34ª Schützenfest, o Grünes Tal também estará presente no aniversário do Moto Clube Cano Quente para fechar as apresentações de 2024.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia