Gravidez precoce

data 1 de fevereiro de 2024

Índices no país ainda assustam e base deve ser o diálogo para combater o problema.

A gravidez precoce é um problema de saúde pública. No Brasil, uma em cada quatro mulheres nas maternidades tem menos de 20 anos de idade. Meninas que não são mais crianças, tampouco adultas. Ao mesmo tempo em que vivem um processo de transformação, estão prestes a serem mães, vivenciando dois tipos de problemas emocionais: um pela perda do seu corpo infantil e outro porque seu novo corpo de adolescente, ao qual ainda nem haviam se acostumado, começa a se modificar novamente pela gravidez.
Essas transformações são vividas com medo pelas adolescentes. Nessa hora é importante a aceitação e o apoio quanto às mudanças que estão ocorrendo, seja por parte do companheiro, dos familiares, dos amigos e principalmente dos pais.
Muitas escolas não têm estrutura para acolher uma adolescente grávida e muitas delas acabam abandonando os estudos, com graves consequências para o seu futuro profissional.
Outro aspecto é que a adolescente costuma disfarçar a gravidez até que não dê mais para esconder e isso impede que ela receba uma assistência médica pré-natal desde o início da gestação. É comum também que, por falta de informação, ela faça uso de álcool e cigarros, o que aumenta muito os riscos de complicações para a mãe e a criança.
Aquela menina que brincava de boneca e de mãe se confunde na hora do parto, quando a fantasia dá lugar à realidade. É um momento muito delicado, que gera medo, angústia, solidão e rejeição. Por isso, a gravidez entre adolescentes deve ser encarada como um problema não apenas médico, mas de toda a sociedade. É importante a participação da família, das escolas, dos serviços médicos e de instituições, tanto governamentais como não-governamentais, no combate à gravidez precoce e indesejada.
Mães e pais! Conversem com filhos e filhas, digam para sempre fazerem sexo seguro, usando a camisinha, que é o método mais garantido de evitar doenças indesejadas e a gravidez precoce. Façam com que eles entendam o quanto isso pode afetar as suas vidas, interrompendo seus estudos, seus planos de vida e pondo em risco todo o seu futuro.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia