A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul divulgou, nesta quinta-feira (1º), o mais recente Boletim Epidemiológico da Dengue, apresentando os dados atualizados da semana. Os números revelam um aumento significativo nos casos notificados e confirmados em comparação com a semana anterior.
Noticias relacionadas
No momento, há 146 notificações, com 26 casos confirmados (um aumento de 16 em relação ao boletim anterior), 63 casos descartados e 57 casos prováveis (nova classificação adotada em substituição aos casos suspeitos).
O número de focos também registrou aumento, passando de 141 para 200. Os bairros Ilha da Figueira (19 focos), Centro (15) e Estrada Nova (11) apresentam a maior concentração de focos do mosquito Aedes Aegypti no município.
Além das medidas preventivas já em prática, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do uso regular de repelentes para evitar a picada do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana. O uso de mosquiteiros também é recomendado, especialmente para proteger bebês.
Com a chegada do verão, o Programa de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde intensifica a Campanha de Combate à Dengue. O calor e os períodos chuvosos proporcionam condições favoráveis à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão dessas doenças.
A prevenção da dengue está ao alcance de todos, e a adoção de medidas simples pode evitar a proliferação do mosquito. Ao realizar vistorias nos ambientes, é importante observar:
PREVENÇÃO
- Armazenar objetos que acumulam água em locais secos e protegidos da chuva, fazendo furos para escoamento da água;
- Manter as calhas desobstruídas;
- Tratar a água de piscinas com cloro e realizar a limpeza semanalmente;
- Conservar caixas d’água vedadas e cobrir o extravasor (ladrão) com tela;
- Eliminar pratos sob vasos de plantas e evitar plantas aquáticas;
- Lavar semanalmente os potes de água dos animais domésticos;
- Manter ralos vedados e higienizá-los semanalmente com água sanitária;
- Descartar latas, tampas e embalagens em sacos plásticos bem fechados;
- Vedar caixas e tambores de captação de água da chuva, realizando a higienização regularmente.