Golpe do Detran: criminosos enviam mensagens falsas sobre suspensão de CNH

data 20 de novembro de 2024

Ao acessar o site indicado no SMS, os usuários são direcionados para realizar uma consulta que, supostamente, evitaria a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para concluir o processo, os criminosos exigem o pagamento de R$ 99, reforçando a falsa urgência

Um novo golpe começou a circular em Santa Catarina nos últimos dias. Trata-se do golpe do Detran, que vem sendo aplicado por meio de mensagens SMS. No esquema, golpistas enviam textos fraudulentos contendo a mensagem “notificação extrajudicial! Suspensão da CNH em andamento”, acompanhada de um link que direciona a um site falso.

Ao acessar o site indicado no SMS, os usuários são direcionados para realizar uma consulta que, supostamente, evitaria a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para concluir o processo, os criminosos exigem o pagamento de R$ 99, reforçando a falsa urgência.

Além da “notificação extraoficial” via SMS ou WhatsApp, o Detran/SC (Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina) emitiu um alerta nas redes sociais sobre o golpe. A instituição alerta que até o sistema Gov.br foi copiado pelos criminosos.

“Criminosos estão enviando mensagens via SMS com o texto ‘Notificação extrajudicial! Suspensão da CNH em andamento’ e um link para um site falso que imita um portal oficial. O objetivo é enganar e aplicar fraudes”, diz trecho da nota.

O Detran/SC esclareceu que não realiza nenhum tipo de cobrança por mensagens SMS e que, em hipótese alguma, exige pagamento para processos relacionados à suspensão de CNH. Além disso, o órgão destacou que pagamentos por PIX não são aceitos em seus serviços oficiais.

A recomendação do Detran é que os usuários ignorem mensagens suspeitas e utilizem exclusivamente os canais oficiais para realizar consultas e pagamentos relacionados a serviços de trânsito. Em caso de tentativas de golpe, a orientação é denunciar o ocorrido às autoridades competentes.

Fonte: NDMAIS

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia