Noticias relacionadas
Fala, pessoal! Que bom encontrá-los aqui novamente nas páginas da Revista Nossa. Para tomar um pouco a sua atenção, vou falar de uma situação muito comum que acontece ao redor dos dentes com o passar da idade: a retração gengival.
Certos indivíduos têm maior propensão a manifestar esse problema por conta da fragilidade da gengiva que, submetida a traumas, como por exemplo a escovação intempestiva, resulta em exposição das raízes dos dentes ao meio bucal.
Quando a raiz fica exposta começam a surgir várias situações desagradáveis, como a sensibilidade dentinária. Qualquer coisa que toque a superfície da raiz causa desconforto, que pode se agravar ao longo do tempo.
Diversos fatores causam a retração da gengiva e vou destacar aqui os principais para que você, leitor ou leitora, saiba como identificar ou até mesmo diagnosticar o motivo da sua gengiva retrair.
A escovação traumática, causada pela associação de uma escova de dentes de cerdas duras, creme dental abrasivo e empunhadura pesada, é a campeã. No consultório, identificamos rapidamente esses hábitos deletérios e aconselhamos o paciente a substituir seus meios de higienização bucal, bem como orientamos como empunhar a escova de forma adequada, sem imprimir tanta força contra os dentes.
Um fenômeno pouco conhecido pela maioria dos pacientes e que é rotina ambulatorial para nós, dentistas, são os casos de abfração dental. Essa situação ocorre na região de transição da gengiva para o dente, onde a camada de esmalte é mais fina e delicada. Com o passar do tempo, os ciclos mastigatórios, escovação e trauma oclusal causam sua “quebra”, que origina uma pequena retração e pode se agravar caso não seja identificada e tratada.
Os tratamentos de recessões gengivais são complexos e demandam conhecimento especializado, geralmente sendo feitos pelo periodontista. É ele quem vai definir a estratégia para recuperar as regiões que sofreram alterações, seja por acompanhamento periódico ou até mesmo pelo emprego de modernas técnicas de cirurgia plástica periodontal.
As cirurgias são indicadas quando o grau da retração é significativo, implica na estética do sorriso e ameaça a estabilidade do dente na arcada dentária.
Interessante este assunto, não!? Claro que tem muito mais coisas associadas e isso pode ser levantado junto ao seu dentista durante as visitas periódicas, tá bom? Qualquer dúvida estou à disposição. Até a próxima!