Galaxy S24 vem aí: saiba o que esperar do Galaxy IA

data 5 de janeiro de 2024

Samsung realiza o evento Unpacked nos Estados Unidos. São esperados três novos celulares e mais ferramentas de inteligência artificial.

A Samsung confirmou que o lançamento do Galaxy S24 será em 17 de janeiro, no primeiro evento Unpacked do ano. O convite virtual fala em Galaxy IA, a suposta inteligência artificial do Galaxy. A gigante sul-coreana até tenta guardar o segredo, mas algumas pistas dão conta de como deve ser a próxima linha de celulares.

Depois de anos evoluindo o hardware dos smartphones, parece que a Samsung agora irá apostar no hype da vez: a inteligência artificial generativa. Os novos recursos estariam embarcados diretamente no telefone, para que o consumidor tenha uma experiência veloz no uso de ferramentas de IA.

Navegador inteligente
O que esperar? Para começo de conversa, uma navegação assistida de internet. O navegador ficaria mais inteligente, capaz de resumir e de destacar os trechos relevantes de uma página da web. Para chegar neste resultado é necessário processamento local, no próprio telefone, a fim de compreender o que está escrito na matéria.

Usuários do aplicativo de notícias Artifact sabem mais ou menos como isso acontece. Ele funciona como um agregador do conteúdo de diversos sites, aos moldes do Feedly. A depender do assunto da matéria, a própria IA reescreve seu título para que seja algo mais informativo.

Ao abrir a matéria, a pessoa ainda pode tocar no botão que gera um resumo daquele conteúdo. Normalmente são três ou quatro tópicos com o que há de mais importante do ponto de vista jornalístico.

Prints lado a lado do app Artifact no celular

 

De acordo com um informante, o recurso por ora apelidado de Browsing Assist AI traria esta mesma tecnologia para o Galaxy S24, o Galaxy S24 Plus e o Galaxy S24 Ultra.

Além disso, o futuro smartphone da Samsung também teria uma galeria turbinada, capaz de converter vídeos em velocidade normal em conteúdos com slow motion (sem necessidade de apps de terceiros).

Tradução simultânea das ligações

Rumores recentes também falam em tradução automática e em tempo real das chamadas de voz, algo que não se vê nos aplicativos de telefone atuais. Ou ainda a função de resumo de conteúdo embarcada no aplicativo Samsung Notes, que marca presença nos smartphones da empresa.

Para tanto, a expectativa é de que a Samsung anuncie a One UI 6.1 no primeiro Unpacked de 2024. Conforme mencionamos acima, o evento será em 17 de janeiro, com início às 15h (horário de Brasília).

Com informações de Thassius Veloso, do TECNOBLOG

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia