Após um final de semana de sol e calor na maior parte de Santa Catarina, esta semana será marcada pelo tempo instável em todo o Estado.
Já no início da semana, entre hoje e amanhã, o avanço de uma frente fria favorece temporais com chuva intensa e volumosa em sobretudo nas áreas da metade Leste, onde são esperados acumulados entre 75 e 100 mm. Dentre estas regiões, destaca-se o Litoral Norte e proximidades, onde os acumulados previstos são ainda mais elevados, podendo se aproximar de 150 mm. Além disso, com o sistema avançando pelo oceano, o mar fica agitado, com ondas entre 2,5 e 3,0 m no Litoral Sul e entre 2,0 e 2,5 m na Grande Florianópolis. Neste período, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às chuvas (alagamentos, enxurradas, deslizamentos e destelhamentos) e à agitação marítima (erosão costeira e risco para atividades naúticas). Na segunda-feira, antes das chuvas as temperaturas sobem entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte catarinense, com máximas na casa dos 30°C, mas não passam de 25°C nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Já na terça-feira, com a nebulosidade predominando, as temperaturas ficam amenas em todo o Estado.
Na quarta e na quinta-feira o tempo firme volta a predominar e as temperaturas se elevam. O aquecimento, combinado à disponibilidade de umidade, favorece a formação de pancadas de chuva e temporais isolados entre o Grande Oeste e o Litoral Norte, mas com risco baixo para ocorrências relacionadas.
Já na sexta-feira e no sábado, uma nova frente fria avança e deixa o tempo chuvoso em todas as regiões catarinenses, trazendo um risco moderado para ocorrências como alagamentos e enxurradas.
Recomendamos que a população:
Mantenha-se informada sobre as condições meteorológicas locais;
Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas;
Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas pelos ventos fortes;
Evite atividades ao ar livre durante os temporais, buscando abrigo em locais seguros.
Lembramos a importância de permanecer atento aos avisos emitidos pela Defesa Civil.