Frente fria favorece o retorno de temporais em Santa Catarina

data 21 de maio de 2024

Na quinta-feira (23) uma frente fria favorece a formação e o avanço de temporais no Estado

Na quinta-feira (23) uma frente fria favorece a formação e o avanço de temporais no Estado.

Quarta-feira (22)

A massa de ar seco segue influenciando o tempo em Santa Catarina. O dia começa ensolarado no Grande Oeste e com maior quantidade de nuvens entre a Serra, Vale do Itajaí e Litoral, mas que dissipam ao longo da manhã, dando lugar ao predomínio de sol. Ao final do dia, a circulação marítima volta a favorecer o aumento de nuvens nessas regiões.

Os ventos devem variar de noroeste a nordeste pelo Estado, apresentando rajadas de até 60 km/h no Oeste, Extremo Oeste, Serra e na costa entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. As temperaturas mínimas variam entre 10 e 14°C entre os Planaltos e Meio-Oeste e de 13 a 20°C nas outras regiões. As máximas marcam entre 17 e 22°C nos pontos mais altos da Serra, do Meio-Oeste e da Grande Florianópolis Serrana, 25°C a 30°C no Grande Oeste e Litoral Sul e de 21°C a 25°C nas demais regiões. 

Quinta-feira (23)

A quinta-feira começa com predomínio de sol e tempo firme em todas as regiões. Entretanto, a partir da tarde, a aproximação de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, favorece a desestabilização da atmosfera, o que reflete na formação e avanço de temporais pelo Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

Até o final da noite, as instabilidades associadas aos temporais já terão alcançado a maioria das regiões catarinenses com risco moderado a alto para ocorrências associadas à alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica. 

Em alguns pontos, os temporais virão acompanhados de chuva pontualmente intensa com raios, fortes rajadas de vento e granizo. Além disso, a intensificação do fluxo de ar quente deve favorecer a ocorrência de rajadas do quadrante noroeste entre 50 e 80 km/h entre o Grande Oeste e as áreas serranas com risco moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas. 

As temperaturas estarão mais altas no amanhecer em relação aos dias anteriores e durante a tarde, variam entre 25°C e 32°C em grande parte do Estado, com exceção das áreas serranas onde ficam menores.

Sexta-feira (24)

A frente fria segue favorecendo a chuva e a ocorrência de temporais isolados, especialmente entre o Meio-Oeste e Litoral. Além disso, a chegada de uma massa de ar polar derruba as temperaturas e intensifica o resfriamento ao longo do dia, com as menores temperaturas sendo registradas ao final do dia. Além disso, a massa de ar frio garante o retorno do tempo firme a partir do final do dia. 

Sábado (25)

No sábado, o ar polar se intensifica ainda mais sobre Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de geada em diferentes regiões e marcas próximas ou abaixo de 0°C entre os Planaltos e Meio-Oeste.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia