Fornecimento para o projeto Puma II reforça parceria entre WEG, Valmet e Klabin

data 5 de fevereiro de 2025

Investimentos em projetos de grande porte impulsionam o crescimento do segmento de papel e celulose no Brasil

O segmento de papel e celulose no Brasil está bastante aquecido há alguns anos, com projetos de grande porte para novas fábricas e ampliações, consolidando a posição do país como um dos maiores exportadores do mundo nesse setor.

Nesse contexto, a WEG se destacou por ampliar seus fornecimentos para o Projeto Puma II da Klabin, que ocorreu entre 2019 e 2023. Através da Valmet, desenvolvedora e fornecedora líder mundial de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, a WEG entregou diversas soluções para a Unidade Ortigueira (PR) da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil.   

O escopo do fornecimento incluiu o motor da linha MGW de 14 MW e 13,8 kV, o maior já fabricado pela WEG para essa aplicação, destinado ao acionamento do refinador da planta de polpa quimiotermomecânica branqueada (BCTMP), além de um motor auxiliar de partida do conjunto, da linha MGP, o pony-motor 660 V, e uma unidade hidráulica para o óleo dos mancais do motor MGW. Também fez parte da entrega o drive baixa tensão 660 V para acionamento do pony-motor, transformador para alimentação do conjunto e cubículo de partida 13,8 kV para o motor 14 MW.

A WEG realizou toda a supervisão da montagem e start-up dos equipamentos, que já estão em operação na planta da Klabin.

A escolha da WEG pela Klabin reforça a sólida parceria entre as empresas e demonstra a confiança na expertise e nas soluções da WEG para projetos grandiosos no segmento de papel e celulose. Ao longo dos anos, as soluções WEG seguem proporcionado segurança operacional, produtividade contínua e eficiência para seus clientes e parceiros de negócios.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia