Fim da escala 6×1: PEC está a poucas assinaturas de atingir o mínimo necessário

data 13 de novembro de 2024

Para que uma PEC seja protocolada e comece a tramitar, são necessárias, no mínimo, 171 assinaturas. Desta maneira, faltam, portanto, somente mais 11 apoios para que a proposta avance na Câmara

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) que visa acabar com a escala de trabalho 6×1 no Brasil vem conquistando apoio e, na noite desta terça-feira (12), atingiu a marca de 160 assinaturas de parlamentares. 

Para que uma PEC seja protocolada e comece a tramitar, são necessárias, no mínimo, 171 assinaturas. Desta maneira, faltam, portanto, somente mais 11 apoios para que a proposta avance na Câmara.

Erika Hilton, autora da proposta de emenda à Constituição (PEC) que incorporou a demanda do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) pelo fim da jornada de seis dias consecutivos, detalha a tramitação do texto.

“É comum PECs demorarem anos e anos pra conseguirem as 171 assinaturas necessárias para serem oficialmente apresentadas. Em menos de 6 meses, já estamos próximos da metade desse número. Essa é uma oportunidade ÚNICA de nos unirmos de forma PROPOSITIVA, ao invés de apenas de reagirmos às cotidianas tentativas de ataques aos direitos dos trabalhadores no Congresso”, publicou a parlamentar no ex-Twitter, o X.

Deputados de partidos progressistas vêm apoiando em massa a tramitação da PEC e estão mobilizados para conquistar mais assinaturas. Guilherme Boulos (PSOL-SP), por exemplo, disse nesta terça-feira que conquistou o apoio de mais 5 parlamentares à proposta. 

“Estou aqui em Brasília fazendo o corpo a corpo com os Deputados para assinarem a PEC pelo fim da Escala 6X1. Acabamos de conseguir mais 5 assinaturas agora: Jonas Donisete (PSB/SP), Pompeo de Matos (PDT/RS), Marcelo Crivella (Rep/RJ), Charles Fernandes (PSD/BA) e Fausto Pinato (PP/SP). Vamos conseguir as assinaturas essa semana!”, escreveu Boulos através das redes sociais. 

 

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia