Desde o início de fevereiro, quando começaram as gravações do filme “A Mãe do Ano”, o cotidiano de Jaraguá do Sul e região está diferente devido às movimentações de equipamentos, cenários, figurinos e atores.
Noticias relacionadas
Segundo um dos roteiristas do filme, Carlos Schroeder, esse é o primeiro longa-metragem de ficção filmado no município. Entre os lugares onde acontecem as filmagens, está a SCAR.
“A SCAR é o principal Centro Cultural da região, e tem teatros e espaços incríveis. Um local perfeito”, comenta.
As gravações no Centro Cultural, tanto na sede, localizada na rua Jorge Czerniewicz, quanto na unidade SCAR na Praça, localizada na rua Quintino Bocaiúva, começaram no dia 30 de março.
Conforme a Diretora Executiva da SCAR, Edilma Lemanhê, a participação da entidade e de profissionais que trabalham no Centro Cultural no filme, é motivo de orgulho.
“A participação da SCAR no filme é motivo de orgulho para nós. Além de mostrarmos para o Brasil os talentos que formamos aqui, pois diversos alunos e profissionais que atuam na SCAR participaram do filme, mostraremos também a estrutura dos dois teatros e das salas de aula, bem como nossa sala de harpa, com seus 17 instrumentos”, comenta.
Durante esses dias de gravações, circularam pelos corredores, teatros e salas de aula, mais de 60 profissionais envolvidos diretamente com a produção cinematográfica.
“Tivemos o cuidado de misturar equipes locais com profissionais de outras regiões, para instigar e fomentar os talentos locais”, afirma Schroeder.
Entre as estrelas que estão em Jaraguá do Sul, destaca-se a participação do ator catarinense Vinicius Wester, que dá vida ao protagonista Dudu, além da multipremiada Denise Weinberg, que interpreta a professora de flauta Déia, do ator francês Jean Pierre Noher, que vive na Argentina, mas já fez filmes e novelas no Brasil, como “A Favorita”, “Avenida Brasil” e “Viver a Vida” e da atriz francesa Agnès Jaoui, vencedora de Cannes, do César e do European Film Awards, que dará vida à personagem Sofie Arnault, no drama de ficção.
Completam o elenco Otávio Linhares, Michelle Batista, Victoria Rossetti, Geísa Frohlich, Daniel Pereira, Camilla Araújo, Otávio Linhares, Ana Castro, Luiza Theiss, Joana dos Santos, Gringo Star e Angela Finardi.
O filme “A Mãe do Ano” é um drama que explora a vida e os dilemas de Dudu, filho de rizicultores que vive em uma pequena cidade e estuda flauta transversal com a sexagenária esposa do pastor luterano.
Sua vida é um embate constante com sua família e o lugar onde vive. É selecionado para um festival de música em Jaraguá do Sul, e conhece três mulheres que vão mudar sua vida: uma linda mulher de meia-idade, que lhe ensina o que é amar e sofrer, uma estudante que lhe mostra o gosto agridoce de uma amizade verdadeira, e a rígida professora do festival.
Dudu descobre que só o talento é muito pouco para construir uma carreira na música: um filme sobre a formação de um jovem através do fim de suas ilusões.
O longa-metragem “A Mãe do Ano” venceu o Prêmio Catarinense de Cinema 2022 do Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Cultura. É uma produção da Design Cinema & Literatura em coprodução com Escritório de Cinema e Cinerama BC Filmes, distribuição da Elo Studios e apoio da SCAR Centro Cultural. O filme tem roteiro de Carlos Henrique Schroeder e João Chiodini, direção de André Gevaerd e produção de Carlos Henrique Schroeder, João Chiodini, Gilmar Moretti e André Gevaerd.