Festival de Dança de Joinville inicia hoje

data 15 de julho de 2024

41ª edição tem espetáculo de abertura da companhia mais antiga da América Latina.

Nesta segunda-feira, as cortinas do grande palco do Festival de Dança de Joinville se abrirão pela primeira vez em 2024 para um espetáculo que reúne dois grandes marcos históricos: o Ballet Estable do Teatro Colón, a mais antiga companhia profissional de dança da América Latina; e o ballet “A Bela Adormecida”, uma peça considerada o auge de seu criador, o francês Marius Petipa, considerado o maior coreógrafo clássico de todos os tempos. Ela será encenada pela companhia argentina na Noite de Abertura, a partir das 19 horas, no Centreventos Cau Hansen, para um público de mais de quatro mil espectadores.
A obra que será apresentada em Joinville é uma adaptação realizada pelo argentino Mario Galizzi, bailarino e coreógrafo com passagem por grandes companhias da América do Sul e da Europa, e atual diretor do Ballet do Teatro Colón. Ele conservou a essência do ballet original com algumas mudanças para garantir o aspecto de surpresa a quem já assistiu à mesma peça apresentada por outras companhias.
“A Bela Adormecida” é baseada no famoso conto de fadas de Charles Perrault, que ganhou versões no cinema em desenho animado e live action, inclusive com releitura a partir do olhar da vilã. Ela conta a história da princesa Aurora, que é amaldiçoada no dia do seu batizado pela fada maligna Carabosse e condenada a morrer ao picar o dedo em uma roca em seu aniversário de 16 anos. Para salvá-la, a Fada Lilás altera a maldição para que a princesa somente caia num sono profundo por 100 anos, com a chance de ser despertada se receber o beijo de um príncipe apaixonado.
A peça foi criada em um momento em que o balé estava perdendo audiência na Rússia, e o diretor dos teatros imperiais, Ivan Alexandrovitch Vsevolozhsky sugeriu que Marius Petipa, criador de balés como “O Lago dos Cisnes” e “O Quebra-nozes”, montasse a história do conto “A Bela Adormecida” como forma de chamar a atenção do grande público. Ela ganhou trilha composto por Tchaikovsky, que considerou este o seu melhor trabalho, e logo se tornou sucesso popular. Ela é considerada a peça mais completa do ballet e uma obra de arte em sua essência por ter excelência não apenas na dança, mas na música, nos cenários e nos figurinos.

Mais de 60 bailarinos e artista catarinense integram elenco
O balé tem um prólogo e três atos, e na apresentação do Ballet Estable do Teatro Colón será encenada por mais de 60 bailarinos. A protagonista será vivida pela bailarina Ayélen Sanchez, solista da companhia argentina desde 2017, período em que já viveu protagonistas importantes como Giselle no ballet de mesmo nome e Quitri, de “Don Quixote”. O príncipe encantado será vivido por Federico Fernández, primeiro bailarino do Colón desde 2012, e protagonista dos principais espetáculos de clássico e neoclássico da companhia.
O elenco conta também com uma bailarina brasileira: Beatriz Boos, de Blumenau/SC. Ela iniciou seus estudos em dança na cidade natal aos quatro anos de idade, na Master Ballet – Cia. de Dança Rita Albuquerque, onde estudou até os 18 anos. Em 2016, mudou-se para a Argentina, onde integrou o Ballet Oficial del Parque. Três anos depois, participou de concurso público para ingressar no Ballet Estable do Teatro Colón. Ela interpretou a protagonista de “A Bela Adormecida” em duas noites da temporada de junho deste ano, e em Joinville interpretará a Princesa Florisse.
O Teatro Colón é um dos teatros mais importantes do mundo. Ele foi fundado como casa de ópera em 1908, em Buenos Aires. A companhia de balé foi criada em 1925 a partir da fusão de bailarinos argentinos e artistas do Ballet Intime, do russo Adolph Bolm. Esta é a segunda vez do Ballet Colón no Festival de Dança de Joinville. A primeira apresentação foi na Noite de Abertura da 22ª edição, em 2004.

Confira outros destaques do primeiro dia de Festival de Dança de Joinville:
Seletiva final de variações do Balé Clássico de Repertório
Os bailarinos que querem concorrer nas categorias de Variação Feminina e Masculina de Balé Clássico de Repertório na Mostra Competitiva precisam passar por mais uma etapa da seletiva nacional antes de conquistarem uma vaga.
Os participantes se apresentam no Teatro Juarez Machado para uma banca especializada de jurados. A intenção é que possam ser vistos presencialmente após já terem sido selecionados entre outros concorrentes na peneira realizada em vídeo.
Os participantes da categoria Júnior (13 a 16 anos) passaram pela seletiva final às 10 horas. Os bailarinos da categoria Sênior (acima de 16 anos) dançam às 14 horas. A entrada do público no Teatro Juarez Machado é gratuita.   


Primeiras apresentações em Palco Aberto
Nesta segunda-feira, somente um Palco Aberto estará recebendo apresentações: o palco interno da Feira da Sapatilha, que fica no Expocentro Edmundo Doubrawa. As apresentações ocorrem entre as 10 e as 21 horas, com pequenos intervalos ao longo do dia. Os outros Palcos Abertos começam a ser ativados a partir de amanhã.
Entre os grupos que se apresentam nestas segunda-feira estarão os alunos de sete escolas municipais de Joinville, que estreiam no evento um ano após a assinatura de parceria entre a prefeitura de Joinville e o Instituto Festival de Dança de Joinville para oferecer as aulas do Programa Dança na Escola. Atualmente, 1700 alunos são atendidos, com aulas gratuitas no contraturno escolar.

Feira da Sapatilha
A partir desta segunda-feira, a Feira da Sapatilha já estará aberta para receber apresentações no palco e ser visitada pelo público. Ela é a maior feira especializada em produtos de dança da América Latina e, neste ano, terá mais de 140 expositores.
Eles estarão distribuídos em dois mil metros quadrados com as principais tendências em roupas, calçados e acessórios para bailarinos de todos os gêneros, além de itens como equipamentos e tecnologias para dança. Além disso, a praça de alimentação oferece diversas opções em gastronomia, com 40 estandes de restaurantes, lanchonetes e cafeterias.

Serviço
O quê: 41º Festival de Dança de Joinville.
Quando: 15 a 27 de julho de 2024.
Onde: Complexo Centreventos Cau Hansen, localizado na avenida José Vieira, 315, América, Joinville; e palcos espalhados por Joinville e região.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia