Femusc comemora 20 anos com nova identidade visual

data 24 de outubro de 2024

Criação é de Luciano Martins, autor de peças de grande projeção dentro e fora do Brasil; Festival Internacional de Musica de Santa Catarina 2025 trará mais de 200 apresentações, todas gratuitas

Um Beethoven com estilo mais pop, desenhado à mão, e uma luz amarela vibrante que garante o destaque sempre devido ao compositor alemão,  uma das maiores expressões da música clássica mundial. Esse é o desenho da identidade visual da 20a edição do Festival Internacional de Música de Santa Catarina  (Femusc) criado pelo artista plástico Luciano Martins. A apresentação da  marca aconteceu na terça-feira (22) em um evento disputado no centro cultural Scar, em Jaraguá do Sul.

Luciano criou a marca com um olhar no lúdico e em busca do diálogo com a nova geração, mas sem esquecer a tradição, valor muito apreciado no cenário clássico. 

O processo criativo da nova identidade do Femusc considerou, segundo Luciano,  a preocupação dos organizadores para que a  comunicação fortalecesse a marca e, ao mesmo tempo, fosse limpa e fluida.  Para isso, o artista buscou a cor preta. “Ela transmite formalidade e sofisticação ao mesmo tempo que é associada a uma sensação de mistério,  elegância,  força e formalidade”, disse. O amarelo, segundo Luciano, cumpre outro papel . “A cor chama a atenção e atrai a leitura”.

Trazer Beethoven novamente para a identidade do Femusc também não foi mera coincidência.  “A genialidade do compositor é fonte eterna de inspiração e representa a perseverança, a criatividade e o espírito indomável que todos os jovens músicos devem buscar”, afirma Luciano, que não esconde a empolgação com o evento de projeção internacional em Jaraguá, cidade- sede do festival.  “O Femusc é um farol de esperança e inspiração, guiando os jovens músicos em sua jornada para o palco e permitindo que a luz própria de cada participante brilhe”.

O artista plástico das artes visuais Luciano Martins é reconhecido nacional e internacionalmente por centenas de criações que envolvem produtos e causas as mais diversas. Da mesma forma que desenvolveu campanha para a têxtil Malwee (a frase “gostosa como um abraço” é dele) e produtos como chocolate (quem não se lembra do gato Miau da Cacau Show?), Luciano tem um lado totalmente voltado para a causa social. No ano passado, o artista fundou o Instituto Luciano Martins que buscar conectar a arte à inclusão social. 

Para o maestro Alex Klein,  idealizador e diretor-artístico do Femusc, o vínculo do artista a projetos sociais garante a sincronia entre o festival e o artista. “O Femusc tem sua missão primeira de dar oportunidade para tantos talentos muitas vezes escondidos pela falta de acesso, e esse grande artista Luciano Martins bebe nessa mesma fonte”, diz Klein.

Considerado o maior festival-escola da América Latina,  o Femusc traz mais de 200 apresentações totalmente gratuitas para a edição de 2025. O evento tem subsídio da Lei de Incentivo à Cultura e acontece de 12 a 25 de janeiro, no centro cultural Scar, em Jaraguá do Sul,  nordeste do estado catarinense.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia