A 20ª edição do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) entra em sua reta final. Ao longo dos últimos dias, Jaraguá do Sul vem respirando música e a edição de 20 anos do festival já está sendo considerada um sucesso. Este ano, o Femusc bateu recorde de inscrições, recebendo músicos de mais de 27 países. O evento é considerado o maior festival-escola da América Latina, com mais de 200 espetáculos gratuitos e 750 obras executadas por estudantes e profissionais da música.
Além dos espetáculos na SCAR, também está ocorrendo o roteiro social em empresas, hospitais, shopping e lar de idosos.
Noticias relacionadas
Na quarta-feira, por exemplo, a Instituição de longa permanência para idosos, Lar das Flores recebeu novamente apresentações do festival. Uma oportunidade única de integração e troca de experiências. German Acevedo Rojas, da Costa Rica, está participando do festival pela primeira vez. Ele destacou que tocar para os idosos foi uma grande oportunidade. “Uma experiência muito bonita. Esse contato com a sociedade rompeu barreiras”, afirmou o músico, que encantou os idosos com o repertório tocado no saxofone.
O diretor da instituição, Alceu Uber disse que as apresentações são muito aguardadas pelos idosos. “Só temos a agradecer pela oportunidade. Todos os anos agendamos previamente os concertos sociais. Os moradores adoram e é muito gratificante”.
Programação do Femusc para os próximos dias
Nesta sexta-feira ocorrerá a apresentação da ópera Madama Butterfly. No sábado, a programação segue com 12 horas de música clássica, das 10 às 22 horas.
Destaques da programação no sábado
No período da manhã haverá um concerto para crianças e suas famílias, com uma orquestra argentina na qual o maestro se veste de astronauta para conduzir uma viagem musical pelo espaço.
Também durante a manhã, os adultos poderão assistir “A História de um Soldado”, de Igor Stravinsky, em um concerto teatralizado.
Ao longo do dia haverá diversas apresentações de violões, pianos e outros instrumentos, culminando no concerto de encerramento, com obras de Schumann, Strauss e um solo de Assum Preto, de Luiz Gonzaga, na guitarra.
Os principais concertos, incluindo as óperas, o concerto infantil e o de encerramento, terão transmissão ao vivo pelo YouTube.
A programação completa está em: femsuc.com.br.