Fashion Vision, em Jaraguá do Sul, aponta tendências de moda e consumo para 2025

data 21 de novembro de 2024

Ancorada pela experiência de mais de 15 anos adquirida na WGSN, nome de maior autoridade em tendências do mundo, a consultora Bruna Ortega apresentou a palestra “Anatomia das Tendências”, trazendo importantes reflexões sobre o futuro do consumo. Para a especialista, um profissional do mundo da moda precisa saber se conectar aos movimentos das gerações e inovar de modo contínuo, ao oferecer soluções em sinergia com os anseios dos novos consumidores. A velocidade das mudanças é cada vez maior, e as redes sociais potencializaram essa aceleração. Portanto, antecipar cenários também é preciso

Moda é muito mais que pensar em roupas. É sobre cultura, comportamento, consumo e, claro, uma forma de se expressar. Por isso, de tempos em tempos, de acordo com as transformações da sociedade, surgem novas formas de consumir e de se vestir. Neste contexto, não só os estilistas, mas toda a cadeia produtiva, precisam pensar a moda com criatividade, inovação e, acima de tudo, atenção aos novos movimentos do mercado. Essa foi a principal mensagem trazida pelo Fashion Vision, evento organizado pelo Sebrae Jaraguá do Sul, que aconteceu na terça-feira (19), no Cejas, reunindo especialistas e profissionais das diversas etapas do processo produtivo da cadeia têxtil.

Envolvendo grandes nomes da moda nacional, o encontro discutiu negócios, gestão, vendas e tendências. Conforme a analista de Negócios do Sebrae Jaraguá do Sul, Zenilde Balsanelli, o Fashion Vision possibilitou às empresas do ramo têxtil de toda região poderem trocar experiências e fomentar ideias de inovação ao mercado. “Iniciativas assim são propostas pelo Sebrae para fortalecer não somente as marcas participantes, mas todo o ecossistema da moda, criando oportunidades de crescimento sustentável e geração de valor. O evento proporcionou conteúdos com temas fundamentais para as empresas se atualizarem e poderem se manter competitivas em um mercado tão dinâmico”, avaliou.

Um dos destaques foi a presença do renomado estilista Alexandre Herchcovitch, que completou 30 anos de carreira em 2024, conduzindo um dos painéis da programação. Conhecido por sua capacidade criativa em desafiar normas de gênero e identidades, ele levantou questões e curiosidades sobre seus processos, desde a criação de sua marca até colaborações de destaque em áreas como arquitetura, movelaria, alimentação e entretenimento. Autenticidade, segundo Herchcovitch, é um dos requisitos primordiais para se ter sucesso atualmente. “Ser fiel ao DNA da sua marca, ou seja, ser autoral, é fundamental. Trabalhe suas características próprias e tenha um DNA muito específico, apenas seu”, pontuou.

Ancorada pela experiência de mais de 15 anos adquirida na WGSN, nome de maior autoridade em tendências do mundo, a consultora Bruna Ortega apresentou a palestra “Anatomia das Tendências”, trazendo importantes reflexões sobre o futuro do consumo. Para a especialista, um profissional do mundo da moda precisa saber se conectar aos movimentos das gerações e inovar de modo contínuo, ao oferecer soluções em sinergia com os anseios dos novos consumidores. A velocidade das mudanças é cada vez maior, e as redes sociais potencializaram essa aceleração. Portanto, antecipar cenários também é preciso.

Entre as tendências que devem movimentar as próximas temporadas de moda, Bruna falou sobre nichos e micro identidades, e ressaltou não esquecer o poder de consumo do público mais maduro, da geração intitulada “baby boomer”. “Os babies boomers envelheceram de uma forma diferente das gerações anteriores. E eles têm poder de consumo. Ganharam dinheiro e, hoje, anseiam por produtos pensados para eles”, comentou. Segundo ela, movimentos nos cenários político e econômico mundial também apontam o retorno de uma comunidade cultural que se fez famosa há poucas décadas. “Está vindo uma onda de crítica, mais ousada, em relação à política. A geração Z não se sente representada. Essa revolta vai surgir com a volta da cultura emo”, sinalizou.

Por fim, Bruna falou também sobre um novo desafio geracional que impacta especialmente a forma de se comunicar das marcas. “Não existe mais uma novela que todo mundo viu. Hoje, a gente não tem mais só a TV aberta. Nichos e micro identidades exigem que as marcas se comuniquem de forma muito específica com cada público. Isso faz uma marca perder clientes. Mas, também, por outro lado, fideliza muito mais a sua comunidade”, resumiu.

O encontro contou ainda com o renomado consultor Eduardo Cristian, conhecido nacionalmente como o “Embaixador das Confecções”, oferecendo uma palestra sobre gestão e inteligência no mercado de moda. Também a influenciadora e empresária de moda Chai Demarch, com mais de 10 anos de experiência no setor, trouxe insights sobre as novas estratégias de vendas pelas redes sociais. Após as palestras, houve um coquetel exclusivo para networking entre os quase 400 participantes do evento.

Confira mais fotos do evento – Créditos Adriane Tiska Fotografia/AteLien
https://drive.google.com/drive/folders/1WSn1u4ot2x_hxynMbVdPthUEuj-c9Y3H


Sobre a Agência do Sebrae Jaraguá do Sul

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada brasileira de serviço social, sem fins lucrativos, integrante do Sistema S. Atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo e incentivo a educação empreendedora na educação formal. Suas soluções atendem desde o empreendedor que pretende abrir um novo negócio até empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado. A Agência do Sebrae em Jaraguá do Sul recebe o público na Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira, nº 474, no Centro, ou pelo telefone (47) 3274-5350.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia