“Faleceu aos 37 anos”: Jornal da Globo acaba de confirmar morte de grande nome e paralisa mundo do esporte

data 18 de março de 2024

O Jornal da Globo acaba de confirmar morte de grande nome e paralisa o mundo do esporte nesta segunda-feira (18) com comunicado de luto de atleta.

Para a tristeza de milhões de cidadãos, o Jornal da Globo acaba de confirmar morte de grande nome e paralisa o mundo do esporte nesta segunda-feira (18) com comunicado de luto de atleta.

Portanto, de acordo com informações do G1, da Globo, na madrugada desta segunda, a paratleta potiguar de natação Joana Neves “faleceu aos 37 anos”. A trágica notícia foi confirmada pela Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef), clube que a famosa representava.

Acontece que Joana estava em São Paulo realizando exames, em busca de um diagnóstico para os seus recentes episódios de convulsão. A mesma teria sido levada ao hospital na noite de domingo (17), após se sentir mal no Centro de Treinamento Paralímpico, mas mesmo sendo atendida, ela não resistiu e teve uma parada cardiorrespiratória.

Para quem não a reconhece como Joana Maria Jaciara da Silva Neves Eusébio, deve se lembrar de seus apelidos Joaninha e Peixinha, devido ao esporte que a mesma praticava. Nascida em Natal com acondrosplasia, condição que afeta o crescimento dos ossos, começou a nadar por recomendação médica, pegou gosto pelo esporte e acabou virando uma das principais representares do Brasil nas piscinas.

Em seu último Munidal, em 2022, Joaninha conquistou o marco de quadro medalhas e quebrou dois recordes. De acordo com o portal, a atleta atingiu 15 pódios em Mundiais entre 2013 e 2022 em toda sua carreira.

Além disso, no mesmo ano, ela foi eleita Melhor Nadadora Paralímpica do Brasil no Troféu Best Swimming. Ao longo da carreira, disputou três paralimpíadas, nas quais conquistou cinco medalhas.

O Comitê Paralímpico Brasileiro emitiu nota de pesar pela morte da atleta. A Sadef, clube onde começou a carreira e que representava atualmente, decretou luto oficial.

“Estamos consternados com a partida da Joana Neves, nossa Joaninha”, lamentou Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e bicampeão paralímpico no futebol de cegos, em comunicado oficial da entidade. “Tanto carisma fora das piscinas, tanta garra quando caía na água para representar nosso País, seu Estado, o Rio Grande do Norte, seus amigos e sua família. Quanta gente se orgulhava com as conquistas da Joaninha. E quanta alegria ela nos deu. Ela era uma tremenda atleta. Que Deus, em sua infinita bondade, conforte a coração dos familiares e amigos”.

Veja também

Desenvolvido por AUIN Tecnologia